Projeto de lei bi-partidário tenta banir TikTok dos Estados Unidos

Em paralelo, governo Biden segue fazendo uma extensa análise dos riscos do TikTok à segurança nacional dos EUA.

Congressistas norte-americanos dos dois principais partidos, os Democratas e os Republicanos, apresentaram um projeto de lei na terça-feira (13.dez) para banir o TikTok dos Estados Unidos.

O QUE HOUVE? O chamado ANTI-SOCIAL CCP Act foi proposto pelo senador Marco Rubio e pelos os deputados Mike Gallagher e Raja Krishnamoorthi — os dois primeiros, republicanos; o terceiro, democrata.

Em um comunicado à imprensa, o trio criticou a suposta falta de ação do governo federal no que chamaram de “risco de o TikTok ser usado para espionar norte-americanos”.

Pela lei proposta, empresas de mídias sociais controladas ou influenciadas por “países preocupantes” ficam proibidas de funcionar nos Estados Unidos.

Além da China, a lei quer proibir a atuação de empresas do setor com sede em países como Rússia, Cuba e Coreia do Norte.

OUTRO LADO. Em nota à imprensa norte-americana, um porta-voz do TikTok disse que:

“É problemático que, em vez de encorajar a administração [federal] a concluir a análise de segurança nacional do TikTok, alguns membros do Congresso tenham decidido propor um banimento motivado politicamente que não fará nada para avançar a segurança nacional dos Estados Unidos.”

Em setembro, o governo de Joe Biden informou que o TikTok continuaria funcionando nos EUA enquanto uma análise de segurança, que poderia demorar meses, era conduzida.

Esse trabalho acontece paralelamente, segundo o porta-voz do TikTok.

CURIOSIDADE. A lei proposta foi batizada de ANTI-SOCIAL CCP Act, um acrônimo em inglês para “Evitando a Ameaça Nacional da Vigilância da Internet, Censura e Influência Opressiva e Aprendizagem Algorítmica pelo Partido Comunista da China”.

O nome é o ponto alto do texto, que pode ser lido na íntegra nesta página.

Via Marco Rubio, Ars Technica, Reuters (todos em inglês).

Post feito em parceria com o Manual do Usuário

Veja nossas publicações abertas

Você se inscreveu no Núcleo Jornalismo
Legal ter você de volta! Seu login está feito.
Ótimo! Você se inscreveu com sucesso.
Seu link expirou
Sucesso! Veja seu email para o link mágico de login. Não é preciso senha.
Por favor digite ao menos 3 caracteres 0 Resultados da busca