Demorou mas chegou: a Meta, dona do Instagram, lançou uma nova ferramenta para ajudar usuários que tiveram suas contas hackeadas ou que perderam o acesso a elas.
COMO ASSIM? Um novo site foi colocado no ar, o instagram.com/hacked. Ele funciona no computador e no celular, e pode ser útil nas seguintes situações:
- Perfil hackeado/invadido;
- Esquecimento da senha;
- Código de autenticação em dois fatores enviado a celular ou e-mail ao qual o usuário não tem acesso;
- Uso de dados por um terceiro para criar uma nova conta se passando por você;
- Conta desativada.
“Dali, você poderá seguir uma série de passos para te ajudar a recuperar o acesso à sua conta”, diz o comunicado da Meta/Instagram.
QUEM TEM DOIS AMIGOS TEM TUDO. Um dos métodos disponíveis é a confirmação por dois contatos/amigos. O recurso estava em testes e agora foi expandido para todos os usuários.
Basicamente, caso você perca o acesso à sua conta, poderá pedir a dois amigos/contatos para que confirmem que você é você a fim de recuperá-la.
Para que esse método de recuperação funcione, é preciso fornecer uma senha já usada naquela conta.
O QUE MAIS? O Instagram vai apertar o cerco contra perfis que se passam por outras pessoas e exibir o selo de verificação (que ali ainda significa alguma coisa, ao contrário do Twitter) em mais locais do aplicativo.
HACK TÁ COM TUDO. Reportagem de mar.2022 do Núcleo mostrou que relatos de hack no Instagram publicados nas redes chegou a dobrar em jan.2022 na comparação com o mesmo período do ano anterior.