Instagram lança central para recuperação de contas hackeadas

Antes tarde que mais tarde. Um dos métodos disponíveis é a confirmação por dois contatos/amigos

Demorou mas chegou: a Meta, dona do Instagram, lançou uma nova ferramenta para ajudar usuários que tiveram suas contas hackeadas ou que perderam o acesso a elas.

COMO ASSIM? Um novo site foi colocado no ar, o instagram.com/hacked. Ele funciona no computador e no celular, e pode ser útil nas seguintes situações:

  • Perfil hackeado/invadido;
  • Esquecimento da senha;
  • Código de autenticação em dois fatores enviado a celular ou e-mail ao qual o usuário não tem acesso;
  • Uso de dados por um terceiro para criar uma nova conta se passando por você;
  • Conta desativada.

“Dali, você poderá seguir uma série de passos para te ajudar a recuperar o acesso à sua conta”, diz o comunicado da Meta/Instagram.

Print de tela da nova ferramenta de recuperação de contas do Instagram

QUEM TEM DOIS AMIGOS TEM TUDO. Um dos métodos disponíveis é a confirmação por dois contatos/amigos. O recurso estava em testes e agora foi expandido para todos os usuários.

Basicamente, caso você perca o acesso à sua conta, poderá pedir a dois amigos/contatos para que confirmem que você é você a fim de recuperá-la.

Para que esse método de recuperação funcione, é preciso fornecer uma senha já usada naquela conta.

O QUE MAIS? O Instagram vai apertar o cerco contra perfis que se passam por outras pessoas e exibir o selo de verificação (que ali ainda significa alguma coisa, ao contrário do Twitter) em mais locais do aplicativo.

HACK TÁ COM TUDO. Reportagem de mar.2022 do Núcleo mostrou que relatos de hack no Instagram publicados nas redes chegou a dobrar em jan.2022 na comparação com o mesmo período do ano anterior.

Via Instagram, Meta (ambos em inglês).

Receba nossas newsletters e traga felicidade para sua vida.

Não perca nada: você vai receber as newsletters Garimpo (memes e atualidades), Polígono (curadoria de ciência nas redes sociais) e Prensadão (resumo semanal de tudo o que o Núcleo fez). É fácil de receber e fácil de gerenciar!
Show de bola! Verifique sua caixa de entrada e clique no link para confirmar sua inscrição.
Erro! Por favor, insira um endereço de email válido!