A gente já perdeu as contas de quantas mudanças o Twitter fez aos selos de verificação desde que Elon Musk assumiu a presidência da empresa. Na segunda-feira (19.dez), a plataforma apresentou mais novidades, inclusive alterando os formatos das fotos de perfil.
- Selo azul: indica contas que já tinham sido verificadas anteriormente, quando o Twitter estava sob outra direção e atendia a critérios diferentes (contas ativas, notáveis e autênticas) OU indica que a conta assina o programa de assinatura Twitter Blue, ou seja, paga um valor mensal para ter aquele selo. O Twitter esclarece que contas que aderirem ao Twitter Blue não passarão pela verificação dos critérios que vigorava anteriormente.
- Selo dourado + foto de perfil quadrada: indica que a conta é uma conta de um negócio que utiliza o Twitter Blue for Business.
- Selo cinza: indica contas de instituições de governo, pessoas que ocupam cargos eleitos ou nomeados, e organizações bilaterais.
Além dos selos, o Twitter continua mostrando rótulos embaixo do nome da conta. Esses rótulos podem indicar que se trata de uma organização de governo, um veículo de mídia estatal ou até uma conta automatizada.
ACESSIBILIDADE. No Twitter, Eva Galperin, diretora de cibersegurança da Electronic Frontier Foundation, chamou atenção para a falta de acessibilidade dos novos selos do Twitter. "O que acontece quando você demite todo o seu time de acessibilidade? Você inaugura um conjunto de ícones que não podem ser distinguidos por pessoas daltônicas", escreveu.