Em canais do Telegram monitorados pelo Núcleo, manifestantes golpistas compartilham vídeos de conversas com policiais militares do Distrito Federal que foram omissos durante a invasão dos prédios do Congresso Nacional, do STF (Supremo Tribunal Federal) e do Palácio do Planalto, neste domingo (8.jan.23).
O Núcleo compilou alguns dos vídeos. Veja abaixo.
Nas redes, usuários também compartilham vídeos de um policial da cavalaria da PM-DF sendo espancado pelos insurrecionistas.
No final da tarde deste domingo, canais bolsonaristas no Telegram compartilharam o vídeo onde um manifestante golpista ainda não identificado mostra um policial militar do DF conversando com insurrecionistas. Não é possível ouvir trechos do diálogo, mas um locutor diz que o policial afirmou que as autoridades “estão do lado do povo”.
Outro vídeo mostra um policial militar sendo escoltado por dezenas manifestantes golpistas até o batalhão da PM. Um vídeo semelhante mostra policiais militares sendo ovacionados por insurrecionistas.
Nas redes sociais, políticos brasileiros criticaram a atuação na PM do DF em resposta a insurreição. Deputados acusaram as forças policiais de serem omissas e permitirem a invasão dos prédios do legislativo e judiciário.
Já no final da tarde de domingo, um vídeo compartilhado em canais do Telegram mostra golpistas orando e chorando em frente a uma cerca de policiais militares que protegem parte do Congresso.
Insurrecionistas também compartilharam vídeos de duas viaturas incendiadas perto do espelho d'água do Congresso Nacional. Em uma das imagens, é possível ver um golpista solitário tentando apagar o incêndio com baldes de água.