No Telegram, golpistas compartilham vídeos incendiando viaturas e recebendo apoio de PMs

Os vídeos compartilhados por insurreicionistas mostram viaturas sendo incendiadas, mas, ao mesmo tempo, policiais conversando com golpistas

Em canais do Telegram monitorados pelo Núcleo, manifestantes golpistas compartilham vídeos de conversas com policiais militares do Distrito Federal que foram omissos durante a invasão dos prédios do Congresso Nacional, do STF (Supremo Tribunal Federal) e do Palácio do Planalto, neste domingo (8.jan.23).

O Núcleo compilou alguns dos vídeos. Veja abaixo.

Nas redes, usuários também compartilham vídeos de um policial da cavalaria da PM-DF sendo espancado pelos insurrecionistas.

No final da tarde deste domingo, canais bolsonaristas no Telegram compartilharam o vídeo onde um manifestante golpista ainda não identificado mostra um policial militar do DF conversando com insurrecionistas. Não é possível ouvir trechos do diálogo, mas um locutor diz que o policial afirmou que as autoridades “estão do lado do povo”.

0:00
/

Outro vídeo mostra um policial militar sendo escoltado por dezenas manifestantes golpistas até o batalhão da PM. Um vídeo semelhante mostra policiais militares sendo ovacionados por insurrecionistas.

Nas redes sociais, políticos brasileiros criticaram a atuação na PM do DF em resposta a insurreição. Deputados acusaram as forças policiais de serem omissas e permitirem a invasão dos prédios do legislativo e judiciário.

0:00
/
0:00
/

Já no final da tarde de domingo, um vídeo compartilhado em canais do Telegram mostra golpistas orando e chorando em frente a uma cerca de policiais militares que protegem parte do Congresso.

0:00
/

Insurrecionistas também compartilharam vídeos de duas viaturas incendiadas perto do espelho d'água do Congresso Nacional. Em uma das imagens, é possível ver um golpista solitário tentando apagar o incêndio com baldes de água.

0:00
/
0:00
/
Edição Julianna Granjeia

Veja nossas publicações abertas

Você se inscreveu no Núcleo Jornalismo
Legal ter você de volta! Seu login está feito.
Ótimo! Você se inscreveu com sucesso.
Seu link expirou
Sucesso! Veja seu email para o link mágico de login. Não é preciso senha.
Por favor digite ao menos 3 caracteres 0 Resultados da busca