Não sei você, mas eu nunca abri aquela aba de lojas (o ícone da sacolinha de compras) no Instagram.

Talvez não seja só eu, porque, em breve, a sacolinha dará adeus ao espaço privilegiado que ocupa na interface do aplicativo.

O QUE HOUVE? O Instagram avisou que, a partir de fevereiro, fará uma mudança sutil no menu de navegação do aplicativo — aquele que aparece no rodapé da tela.

Sai a aba de lojas, volta o botão para postar. Antes de ser encostado no canto superior direito da tela, o botão de postar ficava ali, no centro do menu de navegação.

O botão dos Reels, que hoje ocupa o centro do menu, irá para o lado.

MOSTRE-ME, POR FAVOR. Uma imagem diz mais que todas as palavras que escrevi até agora. Ficará assim:

Print da tela inicial do Instagram em um iPhone, mostrando o novo menu de navegação sem a aba das lojas.
Imagem: Instagram/Divulgação.

CONTEXTO. Ok, nada que vá mudar a sua vida, mas é mais um sinal de que a Meta, dona do Instagram, está diminuindo os investimentos em comércio nas suas plataformas.

Um memorando vazado em setembro de 2022 revelou uma “mudança de prioridades”: menos foco em comércio dentro da plataforma, mais atenção em promover vendas em parceiros varejistas.

Via Instagram, The Verge (ambos em inglês).

Post feito em parceria com o Manual do Usuário

InstagramMetaManual do Usuário
Venha para o NúcleoHub, nossa comunidade no Discord.