TikTok vai rotular veículos afiliados a governos em mais 40 países

Medida expande testes iniciado em 2022 com Bielorrúsia, Rússia e Ucrânia.

O TikTok expandiu a rotulagem de perfis de veículos de imprensa vinculados a Estados.

O QUE HOUVE? A partir de agora, veículos de 40 países passaram a receber um rótulo, que “ajudar os espectadores a entender melhor as fontes por trás do conteúdo a que assistem”.

Trata-se da expansão de um teste iniciado em 2022 com veículos da Bielorrúsia, Rússia e Ucrânia, iniciado após a invasão russa da Ucrânia.

A rede da ByteDance avalia alguns parâmetros para decidir se um veículo é vinculado ao governo do seu país, como práticas editoriais, lideranças e governança.

Segundo o TikTok,

“Nossa política considera a mídia controlada pelo Estado como uma entidade onde há evidências de claro controle editorial e tomada de decisão por membros do governo.”

Um sistema de apelação é oferecido a veículos que julgarem terem sido injustamente rotulados.

CONTEXTO. A novidade do TikTok é velha conhecida em outras redes sociais, como Facebook, Twitter e YouTube, que há anos exibem rótulos do tipo.

ONDE? O comunicado à imprensa não informa os 40 países contemplados com a novidade. A lista abaixo foi obtida pelo site TechCrunch:

Afeganistão, Alemanha, Armênia, Áustria, Azerbaijão, Bélgica, Bulgária, Canadá, Cazaquistão, China, Chipre, Croácia, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estados Unidos, Estônia, Finlândia, França, Georgia, Grécia, Holanda, Hungria, Irlanda, Itália, Japão, Quirguizistão, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Moldávia, Mongólia, Polônia, Portugal, Reino Unido, República Tcheca, Romênia, Suécia, Tajiquistão, Turcomenistão e Usbequistão.

Via TikTok, TechCrunch (em inglês).

Post feito em parceria com o Manual do Usuário

Veja nossas publicações abertas

Você se inscreveu no Núcleo Jornalismo
Legal ter você de volta! Seu login está feito.
Ótimo! Você se inscreveu com sucesso.
Seu link expirou
Sucesso! Veja seu email para o link mágico de login. Não é preciso senha.
Por favor digite ao menos 3 caracteres 0 Resultados da busca