Dona do ChatGPT lança ferramenta para dedurar textos criados por inteligência artificial

Apesar de mais avançada que outras do tipo, a ferramenta da OpenAI ainda é bem limitada.

A OpenAI, dona do ChatGPT, lançou uma ferramenta que promete distinguir textos gerados por inteligências artificiais gerativas daqueles criados por seres humanos.

COMO ASSIM? A ferramenta é gratuita e pode ser acessada nesta página. É preciso ter um cadastro na OpenAI, porém.

Ela funciona com textos gerados pelo ChatGPT e outras IAs e, por ora, só funciona no idioma inglês. Seu “treinamento” foi feito com textos artificiais e feitos por seres humanos.

A ferramenta é uma espécie de contra-ataque a usos questionáveis do ChatGPT, em especial na educação. No comunicado oficial, a OpenAI diz que:

Estamos conversando com educadores nos EUA para aprender o que eles estão vendo em suas salas de aula e para debater as capacidades e limitações do ChatGPT, e continuaremos a ampliar nosso alcance à medida que aprendermos.

OK, MAS… A própria OpenAI reconhece que a ferramenta que identifica texto artificial é limitada e afirma ser “impossível” alcançar um nível de confiança de 100%.

Em testes internos, a ferramenta identificou corretamente 26% dos textos gerados por IAs e errou em 9% dos casos ao dizer que um texto humano havia sido escrito por uma IA.

Ainda assim, esses resultados são “significativamente superiores” a outras ferramentas similares.

Existem alguns parâmetros e limitações que ajudam a tornar a ferramenta mais confiável, como o uso de textos longos (com pelo menos 1 mil caracteres) e subjetivos (respostas exatas, que não dão margem à criatividade, são mais difíceis de distinguir).

Via OpenAI (em inglês).

Receba nossas newsletters e traga felicidade para sua vida.

Não perca nada: você vai receber as newsletters Garimpo (memes e atualidades), Polígono (curadoria de ciência nas redes sociais) e Prensadão (resumo semanal de tudo o que o Núcleo fez). É fácil de receber e fácil de gerenciar!
Show de bola! Verifique sua caixa de entrada e clique no link para confirmar sua inscrição.
Erro! Por favor, insira um endereço de email válido!