TikTok recebe visitas em centro de transparência nos EUA

Tentativa de mostrar abertura vem em meio a onda de bloqueios e críticas nos EUA, mas plataforma ainda é opaca

O TikTok abriu para visitas o seu centro de transparência e responsabilização em Los Angeles, nos Estados Unidos, em meio a uma onda de bloqueios e temores sobre a segurança do aplicativo, segundo o Washington Post.

O centro, que também existe em Washington D.C. e Singapura, foi criado em 2020, pouco antes do início da pandemia de COVID-19, mas pela primeira vez nesta terça-feira (31.jan.2023) visitantes puderam conhecer o espaço. As visitas são agendadas previamente e passam pelo crivo de representantes da empresa.

Segundo o Washington Post, ainda não está claro que tipo de influência esse movimento pode ter, mas a empresa espera que jornalistas, membros da sociedade civil, parlamentares e acadêmicos possam visitar o espaço para entender melhor sobre o funcionamento.

ATÉ A PÁGINA 2. Embora pareça uma guinada em direção à transparência, a plataforma ainda oferece pouca abertura para que observadores externos estudem o aplicativo. Apenas em nov.2022, o TikTok anunciou que iria começar a testar em modo beta sua API de pesquisa.

ATUALIZAÇÕES. Segundo o Washington Post, o TikTok também divulgou mudanças que visam ajudar usuários a compreenderem melhor as diretrizes de conteúdo. Diversos criadores reclamam da falta de transparência em ações de moderação que sofreram em suas contas e muitos são suspensos sem sequer saber o motivo.

Texto Laís Martins
Edição Alexandre Orrico

Receba nossas newsletters e traga felicidade para sua vida.

Não perca nada: você vai receber as newsletters Garimpo (memes e atualidades), Polígono (curadoria de ciência nas redes sociais) e Prensadão (resumo semanal de tudo o que o Núcleo fez). É fácil de receber e fácil de gerenciar!
Show de bola! Verifique sua caixa de entrada e clique no link para confirmar sua inscrição.
Erro! Por favor, insira um endereço de email válido!