Cadastre-se gratuitamente nas nossas newsletters

Mais da metade dos governos estaduais dos Estados Unidos já proibiram que o TikTok seja acessado a partir de celulares funcionais de funcionários do governo. Ao mesmo tempo, tentam avançar em legislação para banir o aplicativo totalmente, segundo noticiou a CNN.

CONTEXTO. As medidas tomadas pelos Estados vêm em meio a um agravamento nas preocupações sobre segurança nacional nos EUA, já que o TikTok é controlado pela empresa chinesa ByteDance.

Em dez.2022, parlamentares republicanos e democratas juntos apresentaram um projeto de lei, que ganhou o nome de Anti-Social CCP Act, para banir o TikTok nos Estados Unidos. Os congressistas criticam a inação do governo federal.

Projeto de lei bi-partidário tenta banir TikTok dos Estados Unidos
Em paralelo, governo Biden segue fazendo uma extensa análise dos riscos do TikTok à segurança nacional dos EUA.

E MAIS.

  • NOV.2022: O FBI, equivalente à polícia federal nos Estados Unidos, está "extremamente preocupada" com a influência que o TikTok exerce sobre usuários nos EUA.
  • SET.2022: O New York Times noticiou que o governo dos EUA e o TikTok estavam rascunhando um acordo que trataria justamente destas preocupações.

Na terça-feira (17.jan), a Universidade do Texas anunciou que bloqueou acesso ao TikTok em dispositivos conectados à sua rede de internet após uma diretiva do governador do Estado para remover o TikTok de dispositivos funcionais. Segundo o jornal Texas Tribune, outras universidades no Alabama, em Oklahoma, e na Geórgia também já adotaram medida semelhante.

Texto Laís Martins
Edição Julianna Granjeia

TikTok
Venha para o NúcleoHub, nossa comunidade no Discord.