Mais da metade dos estados dos EUA banem TikTok em celulares funcionais do governo

Decisão de restringir acesso ao aplicativo deriva de preocupações sobre segurança nacional e espionagem chinesa

Mais da metade dos governos estaduais dos Estados Unidos já proibiram que o TikTok seja acessado a partir de celulares funcionais de funcionários do governo. Ao mesmo tempo, tentam avançar em legislação para banir o aplicativo totalmente, segundo noticiou a CNN.

CONTEXTO. As medidas tomadas pelos Estados vêm em meio a um agravamento nas preocupações sobre segurança nacional nos EUA, já que o TikTok é controlado pela empresa chinesa ByteDance.

Em dez.2022, parlamentares republicanos e democratas juntos apresentaram um projeto de lei, que ganhou o nome de Anti-Social CCP Act, para banir o TikTok nos Estados Unidos. Os congressistas criticam a inação do governo federal.

Projeto de lei bi-partidário tenta banir TikTok dos Estados Unidos
Em paralelo, governo Biden segue fazendo uma extensa análise dos riscos do TikTok à segurança nacional dos EUA.

E MAIS.

  • NOV.2022: O FBI, equivalente à polícia federal nos Estados Unidos, está "extremamente preocupada" com a influência que o TikTok exerce sobre usuários nos EUA.
  • SET.2022: O New York Times noticiou que o governo dos EUA e o TikTok estavam rascunhando um acordo que trataria justamente destas preocupações.

Na terça-feira (17.jan), a Universidade do Texas anunciou que bloqueou acesso ao TikTok em dispositivos conectados à sua rede de internet após uma diretiva do governador do Estado para remover o TikTok de dispositivos funcionais. Segundo o jornal Texas Tribune, outras universidades no Alabama, em Oklahoma, e na Geórgia também já adotaram medida semelhante.

Texto Laís Martins
Edição Julianna Granjeia

Veja nossas publicações abertas

Você se inscreveu no Núcleo Jornalismo
Legal ter você de volta! Seu login está feito.
Ótimo! Você se inscreveu com sucesso.
Seu link expirou
Sucesso! Veja seu email para o link mágico de login. Não é preciso senha.
Por favor digite ao menos 3 caracteres 0 Resultados da busca