Cadastre-se gratuitamente nas nossas newsletters

O governo da Turquia pode ter intencionalmente bloqueado o Twitter no país, segundo a NetBlocks, uma organização de cibersegurança e governança da internet.

De acordo com o grupo, a rede agora está bloqueada em vários provedores de internet no país, impedindo a troca de informações na plataforma sobre o terremoto que atingiu a Turquia e a Síria na segunda-feira, 6.fev.2023.

BLOQUEIO. Ao New York Times, Alp Toker, diretor da Netblocks, disse que os dados da rede mostram que o bloqueio está sendo feito a partir de um programa de computador que pode impedir o carregamento de sites e serviços específicos, o que indica que o bloqueio provavelmente vem de uma ordem do governo da Turquia.

CONTEXTO. Em out.2022, o Parlamento da Turquia aprovou uma legislação que requer que redes sociais estrangeiras com mais de 1 milhões de usuários diários, como o Twitter, tenham representantes nacionais para responder autoridades sobre conteúdo postado.

A lei também exige que os dados de usuários sejam armazenados na Turquia, com o prazo de 48 horas para remoção de qualquer material. Caso as empresas se recusem a cumprir medidas judiciais, a lei permite que seus serviços sejam “desacelerados”.

Edição Sérgio Spagnuolo
Twitter/X
Venha para o NúcleoHub, nossa comunidade no Discord.