TikTok expande API para pesquisadores nos EUA

Empresa diz esperar dar mais transparência à plataforma e aprender com as descobertas dos pesquisadores.

O TikTok anunciou uma expansão do acesso à sua API de pesquisa, destinada a acadêmicos. Por enquanto, a medida funcionará apenas nos Estados Unidos.

O QUE HOUVE? Na terça (21.fev), a ByteDance, dona do TikTok, anunciou uma “expansão do acesso” à API de pesquisa para pesquisadores norte-americanos ligados a instituições acadêmicas sem fins lucrativos.

Segundo a documentação do TikTok, por essa API serão disponibilizados:

  • Dados públicos de contas, como perfis de usuários, comentários e dados de desempenho (curtidas, comentários e favoritos que um usuário recebe);
  • Dados públicos de conteúdo, como comentários, legendas, dados de desempenho (comentários, compartilhamentos, curtidas e favoritos que um vídeo recebe);
  • Dados públicos de resultados de pesquisas por palavras-chave.

O QUE MAIS? A ByteDance diz que, com essa expansão, espera trazer mais transparência ao conteúdo da plataforma e aprender com as descobertas dos pesquisadores.

No que talvez seja um sinal às autoridades norte-americanas, a plataforma chinesa optou por abrir a API de pesquisa a norte-americanos num primeiro momento.

(O TikTok está sob pressão nos Estados Unidos. O aplicativo já foi banido de celulares oficiais em vários estados e corre o risco de ser banido no país inteiro.)

No futuro, afirma a ByteDance, o acesso à API de pesquisa será estendido a pesquisadores de outros países e incluirá os ligados a organizações não governamentais.

Via @TikTokComms/Twitter (em inglês).

Receba nossas newsletters e traga felicidade para sua vida.

Não perca nada: você vai receber as newsletters Garimpo (memes e atualidades), Polígono (curadoria de ciência nas redes sociais) e Prensadão (resumo semanal de tudo o que o Núcleo fez). É fácil de receber e fácil de gerenciar!
Show de bola! Verifique sua caixa de entrada e clique no link para confirmar sua inscrição.
Erro! Por favor, insira um endereço de email válido!