Nas redes, a direita fez de tudo para botar água no chope do Carnaval

Abundaram nas redes conservadoras ataques a petistas por curtirem a festa, de fake news sobre Sérgio Cabral e Claudia Raia até críticas à política de redução de danos

Talvez você só tenha visto na sua bolha de carnaval vídeos de bloquinhos, fotos de fantasias engraçadas e memes divertidos.

Mas nas redes de direita, abundaram ataques a petistas e aliados por curtirem a festa, fake news sobre o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, e sobre a atriz Claudia Raia e até críticas à política de redução de danos, entre outras investidas contra a folia.

Esse monitoramento foi feito com uso do Projeto Horus, aplicação do Núcleo que faz buscas em mais de 2,5 milhões de posts de políticos, influenciadores, cientistas e veículos de imprensa em oito redes sociais e plataformas digitais.

Um dos conteúdos que mais bombaram no meio conservador online foi uma charge atacando a primeira-dama, Janja da Silva, por ter frequentado um camarote em Salvador durante a tragédia no litoral norte paulista.

Postado originalmente do perfil do deputado federal Carlos Jordy (PL-RJ), um vídeo da primeira-dama pulando Carnaval foi repostado pelo deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e atingiu mais de 300 mil curtidas no Instagram.

Compararam o valor destinado pelo governo Lula ao litoral norte (R$ 2 milhões) com os R$ 5 milhões que Claudia Raia teria recebido da Lei Rouanet — na verdade, o projeto está em fase de captação de recursos.

Perfis conservadores compartilharam, enojados, vídeos dos petistas Lindbergh Farias, deputado federal pelo Rio, e Gleisi Hoffmann, presidente do partido, aos beijos na Sapucaí.

Outro vídeo que bombou na direita foi o do ministro da Justiça, Flávio Dino (PSB-MA), pulando animadíssimo o carnaval de São Luís.

Em resposta ao economista e ex-deputado federal Marcos Cintra (União Brasil), Dino se disse vítima de uma "agressão gratuita, injusta e descabida".

Também foi alvo da oposição o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), aliado do governo federal. Circularam vídeos dele, chamado de apelidos homofóbicos como "saltitante" e "gazela", na folia de Macapá.

A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) publicou uma foto de 2016 que mostra o ex-governador Sergio Cabral, hoje em prisão domiciliar, cumprimentando o prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD), durante o carnaval daquele ano.

Em resposta à fake news, Paes chamou Zambelli de "pistoleira".

No Facebook, o ex-senador Magno Malta publicou um vídeo criticando uma ONG que teve seu kit de redução de danos apreendido pela Polícia Civil durante o carnaval de Olinda.

E a Frente Parlamentar Evangélica do Congresso Nacional soltou uma nota, "longe de praticar intolerância religiosa", nas palavras dela, contra o desfile da Gaviões da Fiel.

Reportagem Rafael Capanema
Edição Julianna Granjeia

Receba nossas newsletters e traga felicidade para sua vida.

Não perca nada: você vai receber as newsletters Garimpo (memes e atualidades), Polígono (curadoria de ciência nas redes sociais) e Prensadão (resumo semanal de tudo o que o Núcleo fez). É fácil de receber e fácil de gerenciar!
Show de bola! Verifique sua caixa de entrada e clique no link para confirmar sua inscrição.
Erro! Por favor, insira um endereço de email válido!