Cadastre-se gratuitamente nas nossas newsletters

A Meta anunciou nesta quinta-feira (2.mar.2023) que começará a testar métodos de verificação de idade em novos países e regiões. Esse processo começou nos Estados Unidos em junho.2022 e pretende impedir que menores de 18 anos tenham acesso ou publiquem conteúdo adulto, como pornografia ou violência.

PAÍSES. Até agora, a verificação de idade está valendo nos EUA, alguns países da Europa (a Meta não detalha quais), Brasil, Índia, Japão, Coreia do Sul, Canadá, Austrália e México.

COMO FUNCIONA? Quando um usuário menor de 18 anos cria uma conta ou tenta alterar a data de nascimento para maior de 18, a Meta agora exigirá que usuários tirem uma foto ao lado de sua identidade ou gravem um vídeo.

Na opção em vídeo, a verificação será feita em parceria com a empresa de tecnologia Yoti, especializada em criar algoritmos de verificação de idade que, segundo a empresa, garantam privacidade aos usuários.

O Instagram também garante que as selfies em vídeo e imagens de documentos serão deletadas após compartilhadas com a Yoti.

FB PAPERS. Em 2021, os Facebook Papers revelaram que o Instagram era uma rede extremamente tóxica para adolescentes, em especial, meninas. A crise reputacional impulsionou a Meta a criar ferramentas de verificação de idade, impedindo que menores de idade estejam na rede e consumam conteúdo adulto.

Texto Sofia Schurig
Edição Laís Martins
InstagramMeta
Venha para o NúcleoHub, nossa comunidade no Discord.