O Substack, aquele serviço de newsletters, anunciou nesta quarta (5.mar) o Notes, uma área de postagens curtas que lembra muito o Twitter.
COMO ASSIM? Os fundadores do Substack definem o Notes como “uma maneira de textos, ideias e debates viajarem pela rede do Substack”.
Ok, muito bonito e inspirador, mas dá uma olhada nisto e me diga se não é um clone do Twitter:
Embora a forma seja indissociável da rede do passarinho azul, os fundadores dizem que a novidade foi projetada para “direcionar descobertas em todo o Substack”.
Em outras palavras, o Substack está posicionando a novidade como um mecanismo de recomendações.
A similaridade com outras redes sociais não passou batida. De acordo com o trio de fundadores, o fato do Substack ser um negócio que depende de assinaturas pagas e que não veicula publicidade “muda tudo”.
O objetivo final nesta plataforma é converter leitores casuais em assinantes pagantes. Nesse sistema, a maioria das recompensas financeiras vai para os criadores de conteúdo.
ONDE? QUANDO? O Substack Notes será lançado “nos próximos dias”, na web e nos aplicativos móveis do Substack.
Via Substack (em inglês).