Lula pede que Congresso retire de tramitação projeto de lei de Bolsonaro sobre redes sociais

Projeto de lei submetido por Bolsonaro em set.2021 propunha alterar o Marco Civil da Internet e limitava moderação das plataformas

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva apresentou ao Congresso Nacional uma proposta para que seja retirado de tramitação o projeto de lei 3227/2021, de autoria do ex-presidente Jair Bolsonaro.

O pedido foi publicado na edição desta sexta-feira (06.abr.2023) do Diário Oficial da União.

TEOR. O projeto, apresentado em set.2021, propõe uma alteração ao Marco Civil da Internet e traz o exato texto de uma Medida Provisória submetida por Bolsonaro, a qual foi alvo de amplas críticas da sociedade civil e de especialistas.

Já que a MP não avançou, sendo devolvida ao Executivo pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, Bolsonaro tentou enviar o texto via projeto de lei.

Medida Bolsonaro sobre moderação de redes pegou mal com todo mundo
Medida provisória tem interpretações dúbias e causa confusão até entre especialistas

"JUSTA CAUSA". O texto enviado por Bolsonaro tem o potencial de reduzir a autonomia de plataformas de realizarem auto-moderação e estipula um rol de "justas causas" que limita a atuação das plataformas nestas situações, prevendo punições para situações que estejam excluídas da lista.

RESPOSTA. Na época, houve uma ampla mobilização da sociedade civil e de partidos da oposição para frear o texto. Além do teor problemático, a tentativa de passar essa alteração via medida provisória representava uma decisão autoritária e opaca de Bolsonaro.

Texto Laís Martins
Edição Sérgio Spagnuolo

Receba nossas newsletters e traga felicidade para sua vida.

Não perca nada: você vai receber as newsletters Garimpo (memes e atualidades), Polígono (curadoria de ciência nas redes sociais) e Prensadão (resumo semanal de tudo o que o Núcleo fez). É fácil de receber e fácil de gerenciar!
Show de bola! Verifique sua caixa de entrada e clique no link para confirmar sua inscrição.
Erro! Por favor, insira um endereço de email válido!