Twitter fala com governo brasileiro via escritório do México

Distância, diferença de horário e diferença de idioma podem prejudicar a comunicação e gerar atrasos

Após demitir boa parte dos funcionários no Brasil no fim de 2022, a interlocução entre o Twitter e autoridades brasileiras passou a ser feita por representantes da empresa no México.

O Brasil é um dos países com maior número de usuários dessa rede (cerca de 20 milhões), além de ser a quarta maior democracia do mundo, mas sequer tem alguém para representar a empresa localmente.

A informação foi apurada pelo Núcleo junto a uma pessoa ligada ao governo, a qual prefere não se identificar para não prejudicar relações com a empresa.

Jornalistas e membros da sociedade civil reclamam há meses da impossibilidade de obter resposta às suas demandas junto ao Twitter. Por exemplo: ao enviar uma mensagem para o email geral de imprensa ([email protected]), uma resposta automática retorna o emoji de cocô (💩).

Mas a precariedade da interlocução atual do Twitter com governo brasileiro ainda não era publicamente conhecida.

O atendimento é atualmente feito por uma executiva mexicana e por um especialista em políticas públicas. O Núcleo enviou uma mensagem diretamente para eles pedindo comentários, mas não obteve resposta.

TERRA ARRASADA. Atualmente não está claro quantas pessoas ainda trabalham no escritório brasileiro, nem quem é o representante legal. O escritório local já teve cerca de 150 funcionários.

Ainda há uma representação jurídica no Brasil.

Em nov.2022, dezenas de pessoas foram demitidas no Brasil, após o novo dono da empresa, Elon Musk, ter realizado milhares de desligamos em todo o mundo.

Em março, a ex-diretora-geral de América Latina do Twitter, Fiamma Zarife, começou a trabalhar no Airbnb, embora ainda conste no quadro de sócios e administradores do Twitter segundo registros da Receita Federal. O CNPJ do Twitter é 16.954.565/0001-48.

Além da distância e da diferença de horário (a Cidade do México está 3h atrás do horário de Brasília), a questão do idioma também pode dificultar a comunicação e gerar atrasos em demandas de autoridades.


Texto atualizado às 20h19 de 7.abr.2023 pra acrescentar que o Twitter ainda tem uma representação jurídica no Brasil.

Receba nossas newsletters e traga felicidade para sua vida.

Não perca nada: você vai receber as newsletters Garimpo (memes e atualidades), Polígono (curadoria de ciência nas redes sociais) e Prensadão (resumo semanal de tudo o que o Núcleo fez). É fácil de receber e fácil de gerenciar!
Show de bola! Verifique sua caixa de entrada e clique no link para confirmar sua inscrição.
Erro! Por favor, insira um endereço de email válido!