Cadastre-se gratuitamente nas nossas newsletters

Twitter e Substack estão declaradamente em pé de guerra, com a rede social penalizando tweets que contém links para a plataforma de newsletter.

O QUE ACONTECEU? Na noite de quinta para sexta-feira (6-7.abr.2023), o Twitter passou a limitar tweets que continham links para newsletters do Substack.

Além disso, embeds do Twitter dentro de conteúdos do Substack também não funcionavam mais.

"Estamos investigando relatos de que embeds e autenticação do Twitter não mais funcionam no Substack. Estamos ativamente tentando resolver essa questão"

QUE TIPO DE LIMITAÇÃO? Aparentemente, segundo alguns relatos, usuários não podiam comentar ou retuitar conteúdos com links da plataforma.

Além disso, quem clica nesses links recebe um alerta de que o link do Substack não é seguro.

Print de tela tirado por Núcleo Jornalismo

POR QUE? Ainda não está claro, mas aparentemente o Twitter não gostou que o Substack está perto de lançar um aplicativo de rede social bastante parecido o Twitter.

Substack anuncia clone do Twitter, mas promete que não é igual ao Twitter
Nova área de conteúdo curto/rápido chegará nos próximos dias na web e nos aplicativos móveis.

EFEITOS. Muitos influenciadores do Twitter possuem newsletters no Substack, e as medidas geraram revolta entre alguns deles eles.

Um dos jornalistas preferidos de Elon Musk, Matt Taibbi, disse que vai abandonar o Twitter após a medida. Taibbi era um defensor de Musk e um dos escolhidos para reportar nos chamados Twitter Files – uma série de documentos internos da empresa divulgados por Musk para tentar comprometer a administração anterior da empresa.

No Brasil, as punições ao Substack também tiveram repercussões entre jornalistas brasileiros, como Leandro Demori.

Via Twitter e The Verge

Twitter/XSubstack
Venha para o NúcleoHub, nossa comunidade no Discord.