Cadastre-se gratuitamente nas nossas newsletters

Um deputado bolsonarista fez um requerimento à Câmara dos Deputados para solicitar informações sobre uma publicação conjunta no Instagram entre o Ministério da Saúde e a primeira-dama, Janja Lula da Silva, para promoção de campanhas de vacinação.

O deputado Luiz Lima (PL-RJ) questiona por que o ministério fez um post com Janja, a qual, segundo ele, não tem "cargo remunerado" no governo federal e participou da campanha para "atrair 'seguidores' para suas redes e divulgar uma ação pessoal".

NÃO É NOVIDADE. A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro apareceu diversas vezes nas redes do Ministério da Saúde quando Bolsonaro era presidente. Por exemplo, aqui e aqui.

CONTRADIÇÃO. O bolsonarista tentou usar sua proximidade com Jair Bolsonaro para faturar nas redes sociais, quando foi anunciado como vice-líder do governo na Câmara em 2020.

POR QUE FALAR DISSO? Em março, o deputado federal Deltan Dallagnol (PODE-PR) pediu esclarecimentos por conta de uma publicação do ministro da Justiça e Segurança Pública Flávio Dino nas redes.

Estamos observando se pode virar uma tendência entre bolsonaristas e opositores utilizar suas prerrogativas parlamentares para questionar posts de membros ou instituições do governo nas redes sociais.

Texto Sérgio Spagnuolo
Edição Laís Martins

selo do bedelbot

InstagramLegislaredes
Venha para o NúcleoHub, nossa comunidade no Discord.