Projeto na Câmara quer barrar portaria do Ministério da Justiça sobre redes sociais

De autoria de deputados do Novo, projeto alega que Executivo extrapolou competências ao apresentar portaria

Um projeto de decreto legislativo apresentado na quinta-feira (13.abr.2023), na Câmara dos Deputados, quer sustar uma portaria do Ministério da Justiça com medidas administrativas para coibir a disseminação de conteúdo ilícito e danoso por plataformas de redes sociais.

O projeto é de autoria dos deputados federais Adriana Ventura (NOVO-SP), Gilson Marques (NOVO-SC) e Marcel van Hattem (NOVO-RS). A movimentação foi captada pelo Legisla Redes, bot de Twitter do Núcleo que monitora matérias sobre redes sociais.

Na avaliação dos parlamentares, a portaria extrapola o poder regulamentar do Executivo ao conceder ao ministério a prerrogativa de "dizer o que é verdade".

O argumento dos parlamentares é de que o governo federal estaria usando um problema sério para "criar um 'tribunal da verdade' dentro de um ministério" o que traria "consequências desastrosas e de longo prazo, como cercear a liberdade de expressão e o pensamento contrário ao do poder dominante".

Texto Laís Martins
Edição Sérgio Spagnuolo


Receba nossas newsletters e traga felicidade para sua vida.

Não perca nada: você vai receber as newsletters Garimpo (memes e atualidades), Polígono (curadoria de ciência nas redes sociais) e Prensadão (resumo semanal de tudo o que o Núcleo fez). É fácil de receber e fácil de gerenciar!
Show de bola! Verifique sua caixa de entrada e clique no link para confirmar sua inscrição.
Erro! Por favor, insira um endereço de email válido!