Cadastre-se gratuitamente nas nossas newsletters

Uma alteração no aplicativo oficial do Mastodon promete resolver um dos seus maiores problemas: o fluxo de inscrição (onboarding, no jargão do meio).

O QUE HOUVE? A partir de agora, quem baixar o aplicativo do Mastodon e tentar criar uma conta por ele cairá em uma instância/servidor padrão, o mastodon.social, que é operado pelos próprios desenvolvedores do aplicativo. Assim:

Dois prints do aplicativo do Mastodon para iOS, mostrando a tela inicial com destaque para o botão “entrar no mastodon.social”.
Imagem: Mastodon/Divulgação.

É uma mudança e tanto para o Mastodon, que se tornou conhecido pela descentralização, ou seja, a variedade de instâncias/servidores, mas também por ser um tanto confuso não apenas no onboarding mas para encontrar perfis para seguir e navegar no ecossistema conhecido como fediverso.

ENTENDA INSTÂNCIAS

Mastodon e Twitter: um breve guia
O Mastodon parece o Twitter, mas é bem diferente. Antes de mergulhar na rede alternativa, entenda onde você está entrando.

Quem tiver conta em outro servidor ou preferir cadastrar-se em um diferente do padrão continuará tendo essa opção no aplicativo.

No comunicado oficial, o fundador do Mastodon, Eugen Rochko, reconheceu que onboarding é um “desafio único” e que o objetivo da mudança é facilitar a adoção por um público que não conhece ou não está interessado nesse aspecto do produto.

CONCORRÊNCIA. A mudança coincide com um aumento de interesse no Bluesky, rede social também descentralizada, mas distinta do Mastodon, embora bem mais incipiente.

Embora ainda seja uma rede pequena, com 50 mil usuários (apenas com convite), o Bluesky tem atraído muitos usuários insatisfeitos com o Twitter.

Nova rede social Bluesky já possui 50 mil usuários
Rede de protocolo aberto criada por Jack Dorsey tem deixado usuários entrarem a conta-gotas

Via Mastodon (em inglês).

Post feito em parceria com o Manual do Usuário

MastodonBlueskyManual do Usuário
Venha para o NúcleoHub, nossa comunidade no Discord.