Alexandre de Moraes manda plataformas apagarem conteúdo sobre PL das Fake News

Ministro determinou que presidentes de Google, Meta, Spotify e Brasil Paralelo sejam ouvidos pela PF em até cinco dias

O ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, determinou nesta terça-feira (2.mai.2023) que a Polícia Federal ouça, em até cinco dias, os presidentes brasileiros do Google, Meta, Spotify e Brasil Paralelo e que as empresas excluam conteúdos que tenham impulsionado com críticas ao projeto de lei 2630/2020, conhecido como PL das Fake News.

INQUÉRITO. Segundo noticiado pelo jornal O Globo, a decisão de Moraes se deu no âmbito do inquérito das fake news, que apura ataques à Suprema Corte, e foi de ofício (sem ser provocada).

60 MINUTOS. Moraes deu uma hora para que o Google remova todo o conteúdo de seu blog – anúncios, textos e vídeos – sobre o projeto de lei que tenha sido impulsionado, e ordenou que Google e Meta expliquem métodos e algoritmos de impulsionamento que teriam, supostamente, induzido usuários em buscas sobre o PL.

Ao Spotify e Brasil Paralelo, Moraes deu 48 horas para que as empresas expliquem métodos e algoritmos de impulsionamento e busca, bem como o porquê de terem veiculado anúncio do Google.

O ministro também determinou que Google, Meta, Spotify e Brasil Paralelo informem quais ações tomem para "prevenir, mitigar e retirar práticas ilícitas no âmbito de seus serviços" ligadas a temas como atos antidemocráticos, desinformação e discurso de ódio.

Texto Laís Martins
Edição Sérgio Spagnuolo

Receba nossas newsletters e traga felicidade para sua vida.

Não perca nada: você vai receber as newsletters Garimpo (memes e atualidades), Polígono (curadoria de ciência nas redes sociais) e Prensadão (resumo semanal de tudo o que o Núcleo fez). É fácil de receber e fácil de gerenciar!
Show de bola! Verifique sua caixa de entrada e clique no link para confirmar sua inscrição.
Erro! Por favor, insira um endereço de email válido!