Cerca de 6.300
comunidades no Reddit estão participando de um “apagão” que começa nesta segunda-feira (12.jun.2023).
O QUE HOUVE? A ação é um protesto contra mudanças na cobrança pelo uso da API do Reddit, que inviabilizará aplicativos de terceiros, como o Apollo.
Algumas comunidades participantes estão entre as maiores do Reddit, com dezenas de milhões de participantes.
É possível acompanhar em tempo real o apagão no site Reddark.
FALA CEO. Na sexta (9.jun), o CEO do Reddit, Steve Huffman, participou de um AMA (“Pergunte-me o que quiser”) para rebater as críticas.
Huffman dobrou a aposta e não deu sinais de que mudará de ideia:
“O Reddit precisa ser um negócio autossustentável e, para fazer isso, não podemos mais subsidiar entidades comerciais que exigem o uso de dados em larga escala.”
CONTEXTO. A cobrança da API é parte de uma série de mudanças hostis aos usuários que o Reddit tem implementado recentemente em preparação para a abertura de capital, prevista para o segundo semestre.
Via The Verge, r/Reddit (ambos em inglês).
Post feito em parceria com o Manual do Usuário
Reddit • Manual do Usuário