O Instagram começou a liberar o recurso de canais a todos os usuários da rede.
COMO ASSIM? Lançado em fevereiro deste ano, os canais são um meio de distribuição de conteúdo para quem usa o Instagram.
A Meta, dona do serviço, explica dessa maneira:
Os canais de transmissão são uma ferramenta pública de mensagens de um para muitos que os criadores podem convidar todos os seus seguidores a acompanharem e compartilhar atualizações de texto, vídeo e fotos. Os criadores também podem usar áudios para compartilhar suas últimas novidades e bastidores, e até mesmo criar enquetes para colher feedback dos fãs. Somente os criadores podem enviar mensagens nos canais de transmissão, enquanto os seguidores podem reagir ao conteúdo e votar nas enquetes.
Executivos da Meta, como Adam Mosseri e Mark Zuckerberg, têm usado o recurso — em alguns casos, para divulgar novidades do próprio Instagram e de outros produtos da empresa.
O QUE MAIS? Junto à liberação dos canais, a Meta prepara novos recursos complementares:
- Colaborações, em que dois ou mais perfis podem atuar em conjunto no canal de transmissão de um deles;
- A possibilidade dos criadores fazerem perguntas com campo para respostas abertas e uma aba dedicada aos canais na inbox;
- Controles extras, como de prazo de validade para mensagens, moderadores e prévia de stories dentro do canal.
Uma figurinha que leva os seguidores direto ao canal também será disponibilizada, para facilitar o ingresso.
Os canais do Instagram estão sendo liberados gradualmente e estarão disponíveis a todos os usuários “nas próximas semanas”.
Via Meta (em inglês).