O aplicativo Threads da Meta, rede social que concorrerá com o Twitter, não será oferecido na União Europeia enquanto a empresa trabalha na regulamentação do compartilhamento de dados entre a nova plataforma e o Instagram.
A Big Tech espera uma posição dos reguladores europeus sobre como o aplicativo se encaixa no DMA (Digital Markets Act), que foi aprovado em abr.22 e estabelece novas normas de concorrência da UE que regulamentam a utilização de grandes plataformas online.
ENTENDA. Conforme a legislação europeia, a Meta já é considerada uma plataforma online muito grande (VLOP), definição para empresas com mais de 45 milhões de usuários médios mensais. Essa categorização faz com que ela tenha obrigações mais rígidas.
Já o DMA impõe algumas restrições às empresas "gatekeepers" (guardiãs), como a proibição de usar os dados de usuários de negócios quTando competem com eles em suas próprias plataformas e a proibição de favorecer seus próprios produtos ou serviços em relação aos de terceiros.
Via The Register e Bloomberg (ambos em inglês)