Meta discute bullying em espaços virtuais, como metaverso e ambientes de IA

Entrevistados sobre o metaverso mostraram pouca preocupação com privacidade, mas urgência por regulação para proteger crianças contra bullying e assédio

A Meta está realizando processos de consulta deliberativa com membros da sociedade civil em parceria com instituições acadêmicas sobre temas relacionados às suas novas tecnologias, como o metaverso e sistemas de inteligência artificial.

Os Fóruns de Comunidade foram mencionados pela primeira vez pela plataforma em nov.22, sendo descritos como uma nova ferramenta para auxiliar a empresa a tomar decisões que regem suas tecnologias.

AGORA. O primeiro Fórum da Comunidade Metaverso, em colaboração com o Laboratório de Democracia Deliberativa de Stanford, ocorreu em dez.22. Os resultados foram divulgados em jun.23, abordando questões de bullying e assédio na realidade virtual, especialmente em espaços privados no metaverso.

📊

A Meta selecionou 6.300 pessoas, em 32 países e 23 idiomas, para participar do processo, descrito pelos pesquisadores de Stanford como “um experimento inédito em deliberação global”.

Os participantes responderam a nove perguntas sobre conhecimento do metaverso, bullying, assédio e formas de detectar e responder a esses problemas. Além disso, a consulta também explorou a responsabilidade da Meta, como empresa, em relação às ações de terceiros nesses espaços virtuais.

Sintetizamos os principais resultados da consulta, que podem ser lidos em inglês aqui.

  • A pesquisa revelou um aumento significativo no apoio à ideia de que os proprietários de plataformas devem ter acesso a registros em vídeo em espaços exclusivos para membros;
  • Houve um aumento no apoio à necessidade de ações contra criadores em espaços com bullying e/ou assédio repetidos;
  • As ações recomendadas incluem tornar esses espaços menos visíveis, não permitir sua descoberta pública e exigir que os criadores façam um curso sobre moderação;
  • Também foi sugerido que os usuários recebam notificações ao entrar em espaços exclusivos para membros com bullying e assédio repetidos;
  • No entanto, a amostra global dos entrevistados não endossou punições mais severas, como remover esses espaços ou proibir os criadores de fazer novos espaços;
  • Os entrevistados mostraram menos preocupação com privacidade em espaços públicos e destacaram a necessidade de a plataforma regular e proteger contra bullying e assédio.

TEM MAIS. Em 22.jun, Nick Clegg, executivo da Meta e presidente do setor de Assuntos Globais, anunciou via um post no blog de comunidade que a Meta está preparando um Fórum da Comunidade sobre IAs generativas.

O objetivo é discutir os riscos, benefícios e a abordagem da plataforma em relação à tecnologia. A iniciativa busca envolver membros da sociedade civil em discussões abertas sobre o assunto.

Semanas após o anúncio do novo fórum, em 11 de julho, o executivo publicou um artigo no Financial Times defendendo a ideia de que os modelos de IA generativa deveriam ser de código aberto. Ele enfatiza que a inovação aberta, semelhante à infraestrutura da internet, pode trazer benefícios significativos.

SAIBA MAIS — O que Clegg fala sobre IA generativa

No artigo, Clegg também propõe quatro etapas para que empresas de tecnologia mitigarem os riscos associados à IA. Primeiro, segundo o executivo, elas devem ser transparentes sobre como seus sistemas funcionam. Em segundo lugar, a colaboração entre diversos setores deve ser incentivada. Terceiro, os sistemas de IA devem ser testados sob estresse para identificar falhas e consequências não intencionais. Por fim, as empresas devem compartilhar detalhes de seu trabalho para promover discussões, análises e desenvolvimento.

Via Wired, Meta Newsroom e Financial Times (todos em inglês)

Texto Sofia Schurig
Edição Alexandre Orrico

Receba nossas newsletters e traga felicidade para sua vida.

Não perca nada: você vai receber as newsletters Garimpo (memes e atualidades), Polígono (curadoria de ciência nas redes sociais) e Prensadão (resumo semanal de tudo o que o Núcleo fez). É fácil de receber e fácil de gerenciar!
Show de bola! Verifique sua caixa de entrada e clique no link para confirmar sua inscrição.
Erro! Por favor, insira um endereço de email válido!