Demissões em massa na Meta e a crescente oferta de novos produtos de inteligência artificial têm deixado especialistas receosos com as eleições de 2024 nos EUA e em outros países.
CENÁRIO. A Meta, que controla Facebook, Instagram, Whatsapp e a novidade Threads, fez cortes substanciais em suas equipes que trabalham com moderação, desinformação e campanhas de assédio nas suas plataformas.
Isso tem deixado especialistas receosos, segundo a CNN, já que, em 2024, eleições acontecerão em países como nos EUA, Taiwan, Ucrânia e Índia, além das eleições municipais no Brasil.
Um sinal dessa preocupação é que marqueteiros já estão vendendo serviços de Inteligência Artificial generativa para o ano que vem em anúncios do Facebook, por exemplo.
NO BRASIL. Reportagem do Aos Fatos identificou ao menos 16 anúncios sobre temas políticos que ofereciam cursos, mentorias e palestras para usar inteligência artificial generativa em campanhas políticas.
Pelos termos de uso do ChatGPT, um dos programas mais usados no campo de IA, é proibido o uso do aplicativo para campanhas políticas ou de lobby quando feito em grandes quantidades, para gerar conteúdo personalizado para grupos específicos ou incorporados a produtos voltados para marketing político.
via CNN (em inglês) e Aos Fatos (português)