Meta está prestes a lançar LLaMA, seu modelo de IA generativa

Após o fracasso do metaverso, que custou à Meta U$10 bilhões, a empresa aposta em inteligência artificial de código aberto

Enquanto a disputa pelo posto de melhor concorrente do Twitter continua, as empresas de tecnologia competem para determinar quem terá o melhor modelo de linguagem de inteligência artificial generativa.

Agora, a Meta está prestes a lançar sua versão, LLaMA, permitindo que startups e empresas desenvolvam produtos personalizados com base no modelo. A informação é do Financial Times.

VAZAMENTO. Embora a tecnologia da Meta seja atualmente gratuita e de código aberto, há planos para explorar a possibilidade de cobrar clientes empresariais pela capacidade de ajustar o modelo às suas necessidades usando seus próprios dados proprietários, segundo o FT.

Em fev.23, a empresa liberou seu modelo para pesquisadores. Um mês depois, ele vazou quase completamente no 4chan, levando os desenvolvedores da Meta a construírem em cima dele em violação às regras de licenciamento, que especificam que ele não deve ser usado em produtos comerciais.

CURIOSIDADE. A Meta está realizando fóruns de comunidade, em parceria com acadêmicos, para conduzir consultas deliberativas sobre temas relacionados às suas novas tecnologias. O próximo será sobre IAs generativas. O objetivo é discutir os riscos, benefícios e a abordagem da plataforma em relação à tecnologia.

Via Financial Times (em inglês)

Texto Sofia Schurig
Edição Alexandre Orrico

Receba nossas newsletters e traga felicidade para sua vida.

Não perca nada: você vai receber as newsletters Garimpo (memes e atualidades), Polígono (curadoria de ciência nas redes sociais) e Prensadão (resumo semanal de tudo o que o Núcleo fez). É fácil de receber e fácil de gerenciar!
Show de bola! Verifique sua caixa de entrada e clique no link para confirmar sua inscrição.
Erro! Por favor, insira um endereço de email válido!