O Ministério Público Federal, através da Procuradoria Geral da República, apresentou uma petição para obter dados de identificação de seguidores de Jair Bolsonaro, além de solicitar que um vídeo publicado – e apagado – no Facebook pelo ex-presidente seja incluído no inquérito que investiga os atos anti-democráticos de 8.jan.2023.
Segundo o documento, o MPF pede que tal postagem seja integrada aos autos para se investigar quem incitou os ataques de 8.jan, quando milhares de apoiadores do candidato derrotado invadiram e depredaram diversos prédios públicos na capital federal.
RELEMBRE Bolsonaro publicou, no mesmo dia, uma mentira que contestava o resultado eleitoral e dizia que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva não teria sido eleito pelo povo. Apagou horas depois e disse à imprensa posteriormente que fez isso "sem querer"
O QUE PEDEM? Dentre as medidas extras estipuladas pela PGR na atual petição estão que quaisquer postagens relacionadas à eleições nas redes sociais de Bolsonaro sejam requisitadas na íntegra. As Big Techs também precisarão repassar uma lista completa de seguidores do político com nomes e dados de identificação.
O MPF ainda pede que se identifique quaisquer pessoas que tenham mais de 10 mil seguidores e que tenham retuitado as postagens de Bolsonaro. Segundo a justificativa, isso permitiria a "aferição do alcance da difusão ou do impacto das publicações iniciais".
TAMANHO. Bolsonaro atualmente possui cerca de 70 milhões de seguidores combinados em suas redes.
via MPF