O Google anunciou que vai adotar um novo padrão criptografado para mensagens que permite a interoperabilidade entre aplicativos distintos.
O QUE HOUVE? O novo padrão adotado pelo Google é o Message Layer Security (MLS), da IETF (especificação RFC 9420).
A grande sacada do MLS, que foi lançado neste mês de jul.2023, é a interoperabilidade entre aplicativos distintos mantendo a criptografia de ponta a ponta.
Na prática, a adoção significa que:
- O Google Messages dará suporte ao MLS; e
- O Google vai abrir sua implementação do MLS no código do Android, para facilitar a adoção por outros aplicativos.
CONTEXTO. Em um post no blog de segurança do Google, Giles Hogben, diretor de engenharia de privacidade, disse que a empresa apoia os “esforços regulatórios” que exigem a interoperabilidade entre grandes plataformas de mensagens criptografadas de ponta a ponta.
Hogben se refere à União Europeia, que em 2022 aprovou uma lei, o Digital Markets Act (DMA), que, entre outras coisas, obriga as grandes plataformas a tornarem seus apps interoperáveis.
Para o Google, porém, é uma medida fácil: a empresa não tem um app de mensagens popular, ao contrário de Meta (Messenger e WhatsApp) e Apple (iMessage).
Sem a regulação, talvez nem o peso do Google poderia ser suficiente para convencer as rivais a adotarem o MLS.
Há anos, o Google adota o RCS, espécie de evolução do SMS, e faz campanhas bem diretas para compelir a Apple a adotar o padrão também. Até agora, a Apple não topou.
Via Google, 9to5Google (ambos em inglês).
Post feito em parceria com o Manual do Usuário
Google • Meta • Apple • Manual do Usuário