De forma estranha, Bluesky se desculpa por falta de moderação com termos racistas

Plataforma optou por responder críticas dos usuários individualmente ao invés de se posicionar publicamente sobre a questão

Após reclamações de usuários sobre a falta de moderação contra racismo no Bluesky, a plataforma admitiu a situação e pediu desculpas.

ESTRANHO. Ao invés de uma nota pública para a comunidade, o Bluesky enviou respostas individuais por email para cada usuário que reclamou sobre a situação.

A situação ficou ainda mais confusa porque a empresa deu respostas personalizadas para cada pessoa.

CONTEXTO. Com recém-completados 1 milhão de usuários, o Bluesky vem apresentando há meses problemas em moderar postagens e conteúdos racistas em seu app.

Usuários reclamaram publicamente na plataforma semanas atrás sobre perfis que criavam nomes com palavras racistas e de que termos considerados discriminatórios teriam sido tirados do filtro de palavras do app.

O desafio é como fazer essa moderação em uma rede que quer ser descentralizada. Atualmente o serviço ainda está em beta.

App do Bluesky bate 1 milhão de downloads
Os países com maior interesse na rede social são dos EUA, Brasil, Japão, Tailândia e Reino Unido.

NÃO É A PRIMEIRA VEZ. Em maio, ainda com pouco mais de 50 mil usuários o Bluesky sofreu outro problema que deixou claro seu problema com moderação: uUsuários começaram a encher a plataforma de nudes.

Bluesky sofre bombardeio de nudes
Avalanche de fotos de pessoas nuas motivou mudanças no Bluesky.

Via techcrunch (em inglês)

Texto Leonardo Coelho
Edição Sérgio Spagnuolo

Receba nossas newsletters e traga felicidade para sua vida.

Não perca nada: você vai receber as newsletters Garimpo (memes e atualidades), Polígono (curadoria de ciência nas redes sociais) e Prensadão (resumo semanal de tudo o que o Núcleo fez). É fácil de receber e fácil de gerenciar!
Show de bola! Verifique sua caixa de entrada e clique no link para confirmar sua inscrição.
Erro! Por favor, insira um endereço de email válido!