Senadores nos EUA querem entidade autônoma para regular Big Tech

Proposta visa responsabilizar grandes empresas de tecnologia por comportamentos anti-competitivos e falhas na proteção da privacidade do consumidor

Senadores dos Estados Unidos apresentaram um novo projeto de lei bi-partidário para criar a Digital Consumer Protection Commission (Comissão de Proteção ao Consumidor Digital, em tradução livre), uma entidade autônoma para regular as Big Techs.

Eles publicaram um artigo de opinião no New York Times defendendo a necessidade de regulamentação.

Nos EUA, não há uma lei específica para regulamentar a indústria de tecnologia, e as decisões são geralmente tomadas por outros órgãos de fiscalização, como a Comissão Federal de Comércio (FTC), ou pelo Congresso.

E AÍ? A proposta visa responsabilizar grandes empresas de tecnologia por comportamentos anti-competitivos e falhas na proteção da privacidade do consumidor. A Comissão proibiria a “autopreferência” das empresas, impedindo que ofereçam tratamento favorável a seus próprios produtos em detrimento dos concorrentes.

Além disso, a agência garantiria o direito dos usuários saberem quando seus dados são coletados e limitaria a publicidade direcionada apenas aos dados coletados na própria plataforma.

Via New York Times (em inglês)

Texto Sofia Schurig
Edição Sérgio Spagnuolo

Receba nossas newsletters e traga felicidade para sua vida.

Não perca nada: você vai receber as newsletters Garimpo (memes e atualidades), Polígono (curadoria de ciência nas redes sociais) e Prensadão (resumo semanal de tudo o que o Núcleo fez). É fácil de receber e fácil de gerenciar!
Show de bola! Verifique sua caixa de entrada e clique no link para confirmar sua inscrição.
Erro! Por favor, insira um endereço de email válido!