Cadastre-se gratuitamente nas nossas newsletters

O Zoom atualizou seus termos de uso para declarar que todos os “Dados Gerados pelo Serviço” por usuários poderão ser usáveis para aprendizado de máquina ou inteligência artificial, incluindo treinamento e ajuste de algoritmos e modelos, conforme a lei aplicável.

Os Dados Gerados pelo Serviço são quaisquer informações de telemetria, dados de diagnóstico, dados de uso de produtos ou informações semelhantes que o Zoom coleta em associação com o uso de seu software ou serviços pelos usuários.

Em mar.23, a empresa anunciou uma parceria com a OpenAI, criadora do ChatGPT, para turbinar seu assistente virtual, o Zoom IQ, que já era baseado em inteligência artificial.

PRA SEMPRE. Na seção de concessão de licença, a empresa atualizou o texto para impor que, ao assinar o serviço, o usuário concorda em conceder ao Zoom uma “licença perpétua, mundial, não exclusiva, isenta de royalties, sublicenciável e transferível”.

Essa licença permite que o Zoom tome ações relacionadas ao que chama de “Conteúdo do Cliente”. Dentre as ações permitidas estão a redistribuição, publicação, acesso, uso, armazenamento, transmissão, revisão, divulgação, preservação, extração, modificação, reprodução, compartilhamento, exibição, cópia, distribuição, tradução, transcrição, criação de obras derivadas e processamento desse conteúdo.

OUTRO LADO. Em um post no blog de comunidade nesta segunda-feira (7.ago.23), o Zoom afirma não usar “conteúdo de áudio, vídeo ou chat” para treinar seus modelos de IA “sem o consentimento do cliente”.

SE LIGA. Em 2021, o Zoom fez um acordo para encerrar uma ação coletiva nos Estados Unidos que acusava a empresa de violar a privacidade de milhões de usuários ao compartilhar seus dados pessoais com Facebook, LinkedIn e Google.

O valor do acordo foi de R$420 milhões. A empresa também foi acusada de falhar em impedir a interrupção de reuniões por cibercriminosos e enganar os usuários ao alegar falsamente fornecer criptografia de ponta a ponta.

Texto atualizado em 7.ago.23 às 14:45 para incluir o posicionamento do Zoom.

Via Computing (em inglês)

Texto Sofia Schurig
Edição Jade Drummond

Zoom
Venha para o NúcleoHub, nossa comunidade no Discord.