Acordo entre EUA e ByteDance daria ao governo americano superpoderes sobre o TikTok

O risco de um banimento do TikTok do território norte-americano paira no ar desde 2020.

Passados mais de três anos, as ações do governo federal dos Estados Unidos contra o TikTok diminuíram notavelmente. Segundo uma reportagem da Forbes, essa redução pode estar relacionada a um acordo entre o governo e a ByteDance, a empresa controladora da rede social de vídeos, com o objetivo de evitar a proibição do aplicativo no país.

Mais de 150 milhões de americanos o utilizam diariamente, dedicando uma média de 90 minutos ao aplicativo.

CONTEXTO. Segundo a reportagem, há um documento confidencial de quase cem páginas entre advogados, contendo troca de comentários entre advogados da ByteDance e do Comitê de Investimento Estrangeiro nos EUA (CFIUS, na sigla original).

👉
O CFIUS é um grupo de agências federais que investiga investimentos estrangeiros em negócios que possam ameaçar interesses nacionais.

PODERES. O rascunho, negociado em 2022, daria aos ministérios dos EUA autoridade para, em certos cenários, forçar temporariamente a ByteDance a interromper operações do TikTok nos EUA.

Além disso, outras medidas ligadas à atuação da empresa incluiriam nos EUA:

  • Impedir mudanças nos termos de serviço, políticas de moderação e política de privacidade do aplicativo.
  • Vetar contratação de executivos envolvidos na liderança da segurança de dados da rede social.
  • Determinar que TikTok e ByteDance efetuem pagamentos e estejam sujeitos a auditorias e avaliações de segurança.
  • Examinar instalações, registros, equipamentos e servidores do TikTok nos EUA com aviso mínimo.

O esboço do acordo envolveria ampla supervisão independente das operações do TikTok nos EUA, incluindo monitoramento externo, auditoria de cibersegurança e inspeção de código-fonte.

Adicionalmente, o acordo exigiria a exclusão de líderes da ByteDance de decisões de segurança, delegando tal responsabilidade a um comitê executivo sigiloso, cuja prioridade seria a segurança nacional dos EUA definida pelo Executivo, seguida pelos interesses lucrativos da empresa.

OK, EAÍ? A reportagem não esclarece se o acordo final foi concluído ou se as negociações terminaram. Em mar.23, a CFIUS exigiu que a ByteDance buscassem vender a plataforma para uma empresa americana, ou então enfrentariam uma possível proibição federal.

VALE SABER. Além das pressões nos EUA, o TikTok também está sob pressão, menos midiática, da União Europeia devido às novas regulamentações para empresas de tecnologia. Recentemente, a empresa lançou sua primeira biblioteca pública de anúncios, exibindo anúncios pagos na região.

Via Forbes (em inglês)

Texto Sofia Schurig
Edição Alexandre Orrico

Receba nossas newsletters e traga felicidade para sua vida.

Não perca nada: você vai receber as newsletters Garimpo (memes e atualidades), Polígono (curadoria de ciência nas redes sociais) e Prensadão (resumo semanal de tudo o que o Núcleo fez). É fácil de receber e fácil de gerenciar!
Show de bola! Verifique sua caixa de entrada e clique no link para confirmar sua inscrição.
Erro! Por favor, insira um endereço de email válido!