TikTok abre API para pesquisadores europeus e cria biblioteca de anúncios na UE

Em um comunicado à imprensa em fev.23, a rede revelou ter uma média mensal de 150 milhões de usuários ativos na região.

Nesta quinta-feira (20.jul), o TikTok anunciou importantes atualizações para promover a transparência e facilitar a pesquisa independente na plataforma. A empresa expandiu o acesso à sua API de Pesquisa para a União Europeia e introduziu a Biblioteca de Anúncios.

Em um comunicado à imprensa em fev.23, a rede revelou ter uma média mensal de 150 milhões de usuários ativos na região.

  • Se você está se perguntando por que a plataforma disponibilizou essa ferramenta de transparência apenas para a região da União Europeia, saiba que a medida está relacionada à nova Lei de Serviços Digitais, que exige maior transparência e prestação de contas por parte das plataformas.

API. Em fev.23, a empresa anunciou a expansão do acesso à sua API de pesquisa, destinada a acadêmicos nos Estados Unidos. Em breve, acadêmicos da UE receberão o mesmo acesso, com inscrições via um formulário online.

Além de disponibilizar acesso à API, o TikTok também implementou o Lab Access, que possibilita a colaboração entre até 10 pesquisadores em um projeto compartilhado.

A empresa disse que desde fevereiro, recebeu mais de 60 inscrições de pesquisadores dos EUA sobre temas como tendências de consumo, desinformação e saúde mental.

Informações disponibilizadas via API do TikTok

Segundo a documentação do TikTok, por essa API serão disponibilizados:

  • Dados públicos de contas, como perfis de usuários, comentários e dados de desempenho (curtidas, comentários e favoritos que um usuário recebe);
  • Dados públicos de conteúdo, como comentários, legendas, dados de desempenho (comentários, compartilhamentos, curtidas e favoritos que um vídeo recebe);
  • Dados públicos de resultados de pesquisas por palavras-chave.

ADS. A Biblioteca de Anúncios mostra atualmente apenas publicidades em países da União Europeia, mas a empresa afirmou que está planejando expandir a ferramenta para incluir outras nações no futuro.

Ao contrário de outras plataformas como o YouTube ou a Meta, que somente disponibilizam anúncios políticos, a empresa está mostrando todos os anúncios.

Ela fornece informações sobre anúncios pagos, metadados, principais parâmetros de segmentação e dados de visualizações, além de conteúdos comerciais marcados como parceria paga ou promoção.

Marketing de influência do TikTok
Alguns dos anúncios que apareçam para usuários do TikTok na Espanha. Captura de tela: Natasha Lomas/TechCrunch

Via Techcrunch e TikTok Newsroom (ambos em inglês)

Texto Sofia Schurig
Edição Alexandre Orrico

Receba nossas newsletters e traga felicidade para sua vida.

Não perca nada: você vai receber as newsletters Garimpo (memes e atualidades), Polígono (curadoria de ciência nas redes sociais) e Prensadão (resumo semanal de tudo o que o Núcleo fez). É fácil de receber e fácil de gerenciar!
Show de bola! Verifique sua caixa de entrada e clique no link para confirmar sua inscrição.
Erro! Por favor, insira um endereço de email válido!