Nesta quinta-feira (20.jul), o TikTok anunciou importantes atualizações para promover a transparência e facilitar a pesquisa independente na plataforma. A empresa expandiu o acesso à sua API de Pesquisa para a União Europeia e introduziu a Biblioteca de Anúncios.
Em um comunicado à imprensa em fev.23, a rede revelou ter uma média mensal de 150 milhões
de usuários ativos na região.
- Se você está se perguntando por que a plataforma disponibilizou essa ferramenta de transparência apenas para a região da União Europeia, saiba que a medida está relacionada à nova Lei de Serviços Digitais, que exige maior transparência e prestação de contas por parte das plataformas.
API. Em fev.23, a empresa anunciou a expansão do acesso à sua API de pesquisa, destinada a acadêmicos nos Estados Unidos. Em breve, acadêmicos da UE receberão o mesmo acesso, com inscrições via um formulário online.
Além de disponibilizar acesso à API, o TikTok também implementou o Lab Access, que possibilita a colaboração entre até 10 pesquisadores em um projeto compartilhado.
A empresa disse que desde fevereiro, recebeu mais de 60 inscrições de pesquisadores dos EUA sobre temas como tendências de consumo, desinformação e saúde mental.
Informações disponibilizadas via API do TikTok
Segundo a documentação do TikTok, por essa API serão disponibilizados:
- Dados públicos de contas, como perfis de usuários, comentários e dados de desempenho (curtidas, comentários e favoritos que um usuário recebe);
- Dados públicos de conteúdo, como comentários, legendas, dados de desempenho (comentários, compartilhamentos, curtidas e favoritos que um vídeo recebe);
- Dados públicos de resultados de pesquisas por palavras-chave.
ADS. A Biblioteca de Anúncios mostra atualmente apenas publicidades em países da União Europeia, mas a empresa afirmou que está planejando expandir a ferramenta para incluir outras nações no futuro.
Ao contrário de outras plataformas como o YouTube ou a Meta, que somente disponibilizam anúncios políticos, a empresa está mostrando todos os anúncios.
Ela fornece informações sobre anúncios pagos, metadados, principais parâmetros de segmentação e dados de visualizações, além de conteúdos comerciais marcados como parceria paga ou promoção.
Via Techcrunch e TikTok Newsroom (ambos em inglês)