New York Times bloqueia rastreador da OpenAI

O bloqueio foi implementado em 17.ago.23, após o jornal atualizar seus termos de serviço para limitar o uso de seu conteúdo para treinamento de inteligência artificial.

O New York Times bloqueou o rastreador web da OpenAI, impedindo o acesso aos conteúdos do site pelo GPTBot um rastreador da web criado pela OpenAI para melhorar modelos de inteligência artificial da empresa, como o GPT-4.

Lançado em 7.ago, o robô filtra conteúdo pago e evita fontes que violem regras ou coletem dados pessoais. Ele melhora modelos de IA, como o ChatGPT. Donos de sites podem bloqueá-lo pelo arquivo Robots.txt, controlando o acesso às partes do site.

ENTENDA. O bloqueio foi implementado em 17.ago.23, e isso ocorreu após o jornal atualizar seus termos de serviço para proibir o uso de seu conteúdo para treinamento de IA.

Nesse mesmo dia, foi reportado que advogados do veículo estariam explorando a possibilidade de processar a OpenAI para proteger os direitos de propriedade intelectual associados as suas reportagens.

PROCESSOS. Em 29.jun, um escritório de advocacia da Califórnia entrou com um processo coletivo contra a OpenAI. Eles alegam que a inteligência artificial da OpenAI, chamada ChatGPT, infringiu direitos autorais e invadiu a privacidade ao usar informações públicas da internet para treinar o sistema.

Via The Verge (em inglês)

Texto Sofia Schurig
Edição Alexandre Orrico

Receba nossas newsletters e traga felicidade para sua vida.

Não perca nada: você vai receber as newsletters Garimpo (memes e atualidades), Polígono (curadoria de ciência nas redes sociais) e Prensadão (resumo semanal de tudo o que o Núcleo fez). É fácil de receber e fácil de gerenciar!
Show de bola! Verifique sua caixa de entrada e clique no link para confirmar sua inscrição.
Erro! Por favor, insira um endereço de email válido!