Golpistas chineses estão utilizando o Twitter/X para realizar golpes de sextorsão, visando usuários de língua chinesa. O termo se refere a um tipo de crime virtual onde o criminoso tem acesso a materiais pessoais de terceiros, como fotos e vídeos íntimos, ameaçando divulgar esse conteúdo em troca de dinheiro ou favores pessoais.

ENTENDA. Segundo uma reportagem da Rest of World, esses golpistas fingem ser jovens mulheres solitárias e postam mensagens sexualmente sugestivas em respostas a posts populares. Eles se aproveitam da nova política de marca de verificação azul do Twitter/X para obter maior visibilidade na plataforma.

  • A rede social adicionou uma nova configuração automática, que deve ser desabilitada manualmente, para que os usuários apenas recebam mensagens diretas de usuários verificados.

IMPLICAÇÕES. De acordo com a matéria, os golpistas atacam figuras proeminentes da comunidade chinesa, incluindo dissidentes políticos e influenciadores. Essa proliferação de contas prejudica a experiência dos usuários e afeta a utilidade da plataforma para a obtenção de informações fora do mecanismo de censura chinês chamado “O Grande Firewall”.

Via Rest of World (em inglês)

Texto Sofia Schurig
Edição Alexandre Orrico
Twitter/X
Venha para o NúcleoHub, nossa comunidade no Discord.