Após o lançamento inicial em março, o Google recebeu feedback sobre as limitações do Bard. Em resposta, anunciou nesta terça-feira (19.set) uma versão reformulada do chatbot, visando melhorar suas capacidades e integração com outros produtos da empresa.
Apesar de estar acessível para usuários em mais de 200 países, o Google o considera um “experimento”, não um produto totalmente finalizado.
INTEGRADO. A nova versão do Bard integra-se com outros aplicativos e serviços do Google, como Gmail, Docs, Drive e Maps.
- A empresa garantiu que as informações pessoais dos usuários estão protegidas, e que o conteúdo pessoal não será usado para direcionar anúncios ou treinar o modelo do Bard.
CONFIANÇA. A empresa também incluiu um botão de “pesquisar” no Bard, permitindo que os usuários verifiquem as respostas do chatbot por meio de uma busca no Google.
- Esse botão destaca as respostas em verde se forem suportadas por evidências ou em laranja se as informações não puderem ser confirmadas;
- O chatbot agora admitirá quando fornecer informações incorretas, ao invés de tentar convencer os usuários.

AVANÇO. Além das atualizações no Bard, o Google também aprimorou o modelo de linguagem que o alimenta, expandindo a funcionalidade que possibilita aos usuários enviar imagens em mais de 40 idiomas.
VALE SABER. A empresa segue investindo em outras áreas de produtos e ferramentas de IA, além do Bard, como a criação de um “coach terapêutico” usando essa tecnologia.
Em julho, o Google abordou jornais como o New York Times e o Washington Post para oferecer uma IA capaz de revisar e redigir reportagens, proposta que foi recusada e posteriormente divulgada pelos veículos de imprensa.
