A CIA está desenvolvendo um chatbot similar ao ChatGPT, que será compartilhado com outras forças de segurança e inteligência dos Estados Unidos. A agência tem adquirido informações de corretoras de dados — empresas que coletam e comercializam grandes volumes de dados pessoais.
ENTENDA. A ferramenta de IA da CIA possibilitará aos usuários rastrear a fonte original das informações que estão acessando. A Bloomberg divulgou a notícia, mas não especificou o modelo de linguagem que impulsionará o chatbot.
Essa ferramenta estará disponível em toda a comunidade de inteligência dos EUA, composta por 18 agências, incluindo a Agência de Segurança Nacional, as polícias federais, entre outras.
O Departamento de Defesa dos Estados Unidos, que supervisiona agências de espionagem e inteligência, estabeleceu uma força-tarefa em ago.23 para investigar possíveis usos e problemas associados aos grandes modelos de linguagem.
POR QUÊ? Segundo a Bloomberg, a ferramenta faz parte de uma campanha governamental mais ampla para aproveitar o poder da IA e competir com a China, que busca se tornar a líder global no campo até 2030.
Via Bloomberg (em inglês)