Receba nossas newsletters
É de graça. Só tem coisa fina, você vai curtir!
O deputado José Medeiros (PL-MT) pretende alterar o Código Brasileiro do Consumidor (CDC) ao acrescentar um novo artigo ao texto.
Segundo o projeto de lei, que iniciou sua tramitação ontem, 27.set, na Câmara dos Deputados, os provedores de redes sociais não poderão:
excluir, suspender, bloquear, indisponibilizar, reduzir o alcance, sinalizar, desindexar ou adotar outras ações análogas sobre reclamações ou comentários negativos de consumidores acerca de produtos e serviços ofertados ou comercializados por meio de suas plataformas
O autor adicionou que o artigo não se aplicaria a reclamações ou comentários "comprovadamente" falsos, e que o ônus dessa comprovação caberá ao fornecedor do produto.
Em sua justificativa, Medeiros comenta que as avaliações e os comentários compartilhados nas redes sociais sobre experiências de consumo são importantes para influenciar outros consumidores.
O objetivo do projeto é impedir que "fornecedores ou os provedores de redes sociais exerçam controle sobre os conteúdos que lhes sejam negativos e construam imagens enganosas acerca de sua qualidade".
Veja PL4718/2023 no site da Câmara