Cadastre-se gratuitamente nas nossas newsletters

O X (antigo Twitter) alterou a exibição dos cartões de links (os chamados thumbnails, que ilustram as URLs compartilhadas na rede).

COMO ASSIM? Links publicados no X agora exibem apenas a imagem principal e o domínio (endereço do site), bem discreto, no canto inferior esquerdo.

Print do post no X de uma nota no site do Núcleo sobre o LinkedIn. O cartão é apenas uma imagem ilustrativa com “nucleo.jor.br” no canto inferior esquerdo.
Imagem: X/Reprodução.

Antes da mudança, links geravam cartões informativos, com o título da página e um resuminho.

O padrão mais completo é usado por todas as outras redes sociais e aplicativos de mensagens. Veja um comparativo com o mesmo post visualizado pelo Nitter, um app alternativo para ler o X:

Mesmo post visualizado no Nitter. O cartão do link traz o título e uma breve descrição da página.
Imagem: Nitter/Reprodução.

RISCOS. A omissão do título da página, em muitos casos, remove completamente o contexto. Como neste exemplo:

Print de um post da @VianaNatalia no X: “Isso é um completo absurdo e uma demonstração do que gera o linchamento desenfreado, que sempre e pior contra mulheres. Criticar e uma coisa, assédio é outra” O cartão traz a foto de uma mulher e, à direita, a marca do gov.br.
Imagem: X/Reprodução.

Fora que fica difícil até saber que se trata de um link, dada a similaridade do novo leiaute de cartão com imagens compartilhadas diretamente.

Em ago.2023, quando surgiram os primeiros rumores dessa mudança, uma fonte disse à Fortune que a motivação dela seria um incômodo estético de Elon Musk.

Para o bilionário dono do X, os cartões de links ocupavam muito espaço vertical no feed.

E…? O novo leiaute talvez seja o último prego no caixão do X como plataforma para jornalistas.

Dados compilados pela consultoria Similarweb e publicados pela Axios apontam uma queda vertiginosa no tráfego de sites de notícias originados no X e no Facebook entre 2020 e 2023.

Via The Verge (em inglês).

Post feito em parceria com o Manual do Usuário

Twitter/XManual do Usuário
Venha para o NúcleoHub, nossa comunidade no Discord.