O X (antigo Twitter) alterou a exibição dos cartões de links (os chamados thumbnails, que ilustram as URLs compartilhadas na rede).
COMO ASSIM? Links publicados no X agora exibem apenas a imagem principal e o domínio (endereço do site), bem discreto, no canto inferior esquerdo.
Antes da mudança, links geravam cartões informativos, com o título da página e um resuminho.
O padrão mais completo é usado por todas as outras redes sociais e aplicativos de mensagens. Veja um comparativo com o mesmo post visualizado pelo Nitter, um app alternativo para ler o X:
RISCOS. A omissão do título da página, em muitos casos, remove completamente o contexto. Como neste exemplo:
Fora que fica difícil até saber que se trata de um link, dada a similaridade do novo leiaute de cartão com imagens compartilhadas diretamente.
Em ago.2023, quando surgiram os primeiros rumores dessa mudança, uma fonte disse à Fortune que a motivação dela seria um incômodo estético de Elon Musk.
Para o bilionário dono do X, os cartões de links ocupavam muito espaço vertical no feed.
E…? O novo leiaute talvez seja o último prego no caixão do X como plataforma para jornalistas.
Dados compilados pela consultoria Similarweb e publicados pela Axios apontam uma queda vertiginosa no tráfego de sites de notícias originados no X e no Facebook entre 2020 e 2023.
Via The Verge (em inglês).