Desde a aquisição da empresa por Elon Musk em outubro de 2022, a receita mensal de anúncios nos Estados Unidos do Twitter/X registrou uma queda significativa de pelo menos 55%
em relação ao mesmo mês do ano anterior, de acordo com dados de terceiros fornecidos à Reuters.
ENTENDA. A empresa tem enfrentado dificuldades para manter alguns anunciantes desde a aquisição, pois as marcas estão receosas com as rápidas mudanças, especialmente nas políticas de moderação de conteúdo na plataforma.
A receita de anúncios nos EUA diminuiu 78%
em dez.22 em comparação com o mesmo mês do ano anterior, marcando a maior queda mensal desde a aquisição.
Em ago.23, a receita de anúncios teve uma queda de 60%
em relação ao ano anterior, de acordo com a Reuters.
DA EMPRESA. A CEO da plataforma, Linda Yaccarino, está agendando uma reunião com os credores bancários que ajudaram a financiar a aquisição de Musk para apresentar os planos de negócios da empresa.
- Em uma entrevista recente, Yaccarino afirmou que 1.500 marcas voltaram à plataforma e que
90%
dos 100 maiores anunciantes retornaram; - Ela também mencionou a possibilidade de a rede se tornar lucrativa no início de 2024.
A CULPA? Quanto à queda na receita, Musk tem culpado ativistas por pressionarem os anunciantes a interromperem as publicidades na plataforma até que questões como antissemitismo e neonazismo sejam resolvidas.
Recentemente, ele atribuiu publicamente à Anti-Defamation League (ADL), uma ONG com mais de quarenta anos de atuação contra o antissemitismo, uma queda de 60%
na receita de anúncios nos EUA, embora sem especificar o período. A entidade refutou as alegações e expressou sua disposição de anunciar na plataforma para transmitir sua mensagem de combate ao ódio.
Via Reuters (em inglês)