Cadê a integração do Tumblr com o ActivityPub/fediverso?

Ex-funcionário da Automattic disse em rede social que o plano de integrar o Tumblr ao fediverso foi engavetado.

Quando o Twitter trocou de mãos e o Mastodon teve os seus 15 minutos de fama, no final de outubro de 2022, parecia que estávamos à beira de uma revolução digital baseada no ActivityPub, o protocolo aberto que faz o Mastodon e outras aplicações se comunicarem.

Muita gente se empolgou. Entre elas, Matt Mullenweg, CEO da Automattic. Em uma conversa no Twitter, Matt anunciou que o Tumblr, uma marca do grupo, ganharia compatibilidade com o ActivityPub.

Quase um ano depois, o assunto sumiu da agenda e parece ter sucumbido a dificuldades de projeto e falta de interesse.

Em julho, alguém voltou à promessa original de Matt e perguntou se a Automattic ainda estava trabalhando na integração do ActivityPub ao Tumblr.

“É um pouco deprimente pensar que o Facebook, de todas as empresas, possa vencer vocês nessa”, disse, referindo-se à promessa de Mark Zuckerberg — também ainda não realizada — de integrar o ActivityPub ao Threads.

“Sim 😕”, respondeu Matt. “Eles são ordens de magnitude maiores e melhor capitalizados do que nós. Não é uma desculpa, apenas a realidade.”

A realidade, porém, talvez seja um pouco pior que a última resposta de Matt deu a entender.

Poucos dias depois dessa troca, Javier Álvarez López, um engenheiro de software da Espanha, ex-funcionário da Automattic, sugeriu no Mastodon que o projeto de levar o ActivityPub ao Tumblr havia sido engavetado.

De acordo com seu perfil no LinkedIn, Javier deixou a equipe responsável pelo Tumblr em maio e, em setembro, saiu da Automattic. Hoje, ele ocupa um cargo no Yoast, popular plugin de SEO para WordPress.

Em seguida, Javier repercutiu um post de Cyle Gage, pessoa de produto do Tumblr, respondendo o questionamento de um leitor em seu blog.

“Matt [Mullenweg] anunciou isso de forma improvisada, em um único post no Twitter, e nunca mais falou a respeito”, escreveu o leitor. “Imagino que [o projeto] foi arquivado ou, pelo menos, sofreu atrasos significativos. Há uma razão pela qual a integração do ActivityPub nunca tenha sido devidamente anunciada no Tumblr?”

Transcrevo a resposta completa de Cyle:

Foi adiado, mas é algo na nossa lista do @labs e estamos avaliando.

Minha preocupação, re: ActivityPub, é que, embora a federação seja realmente uma ótima ideia, ela nunca teve um bom produto. Ela não atende de fato a uma necessidade generalizada, é muito nichada. Ninguém está entrando no Threads ou no BlueSky porque [elas] serão federadas algum dia. Então eu não acho que [o ActivityPub] ajudaria o Tumblr a crescer. Na verdade, acho que provavelmente acabaria custando mais do que beneficia, o que é uma preocupação.

Mas fique ligado!

Em outro post no Mastodon, Javier revelou os bastidores do anúncio intempestivo de Matt:

Eu estava trabalhando para o Tumblr quando a coisa do Twitter aconteceu e nos esforçamos para montar um projeto. Eu era o único responsável por todo o trabalho de interface do usuário [UI] na web.

Quando a minha dupla no back-end fez uma investigação inicial, e ficou óbvio que era uma tarefa complexa e que se tornaria um centro de gastos sem qualquer chance de gerar um fluxo de caixa, o projeto foi silenciosamente colocado em espera por tempo indeterminado.

Em 2023, a Automattic adquiriu um plugin de ActivityPub então em desenvolvimento para WordPress, contratou seu desenvolvedor, o alemão Matthias Pfefferle, e juntos já colocaram no ar a versão 1.0/estável.

Em outubro, liberou a integração com o ActivityPub a todos os blogs do WordPress.com, a hospedagem comercial do WordPress mantida pela Automattic.

Já o Tumblr, pelo jeito, vai ficar só na promessa.

Receba nossas newsletters e traga felicidade para sua vida.

Não perca nada: você vai receber as newsletters Garimpo (memes e atualidades), Polígono (curadoria de ciência nas redes sociais) e Prensadão (resumo semanal de tudo o que o Núcleo fez). É fácil de receber e fácil de gerenciar!
Show de bola! Verifique sua caixa de entrada e clique no link para confirmar sua inscrição.
Erro! Por favor, insira um endereço de email válido!