Cadastre-se gratuitamente nas nossas newsletters

A Associação Brasileira de Cientistas (ABC) destacou, em seu mais recente relatório de recomendações sobre inteligência artificial, a necessidade urgente de investimentos no desenvolvimento de profissionais especializados no Brasil.

O foco recai sobre a formação de especialistas em áreas relacionadas à IA, visando acelerar o progresso tecnológico no país. O relatório também aponta a necessidade de uma campanha nacional sobre IA, incluindo ensino nas escolas e a criação de centros de pesquisa específicos nas universidades.

INVESTIMENTO. A entidade, em seu relatório, ressalta não apenas a formação de profissionais, mas também a importância de direcionar investimentos nacionais a longo prazo para otimizar os benefícios da IA.

O documento sugere um investimento inicial do governo de R$ 1 bilhão até 2030 para projetos envolvendo IA, valor que condiz com os aportes do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCTI).

REGULAÇÃO. A ABI enfatizou a necessidade de evitar a regulação da IA que resulte em atrasos na inovação e pesquisa, alertando para os riscos de comunicação inadequada prejudicar o desenvolvimento do país ao descartar opções não consideradas proibidas.

Em agosto, o Senado Federal estabeleceu oficialmente uma comissão interna para debater a inteligência artificial. O desafio central dessa comissão é formular um projeto de lei que equilibre a privacidade dos cidadãos com o progresso tecnológico. A comissão terá até dezembro para divulgar seu relatório final.

Via Agência Brasil

Inteligência Artifical
Venha para o NúcleoHub, nossa comunidade no Discord.