O Google está trabalhando em um recurso para o Chrome que usa inteligência artificial para escrever textos para o usuário.
COMO ASSIM? Não é bem uma novidade dentro dos domínios do Google. O recurso, chamado de “Ajude-me a escrever”, já aparece em alguns produtos da empresa, como Gmail e Docs.
A novidade é que, agora, ele será integrado ao Chrome, o que o torna acessível em qualquer site que ofereça um campo de texto.
FUNCIONAMENTO. O “Ajude-me a escrever” do Chrome ainda está em estágio incipiente e, pelas previsão do site 9to5Google, deverá ser lançado em fev.2024, no Chrome 122.
Quando chegar, o recurso será apresentado como uma sugestão de preenchimento automático em campos de texto. (Também será possível invocá-lo pelo menu de contexto.)
A IA do Google permitirá alguns ajustes, como alterar o tom da mensagem e aumentá-la ou resumi-la.
Um detalhe curioso e que pode facilitar o uso é que o Chrome entenderá o contexto da página onde o “Ajude-me a escrever” for invocado.
O QUE MAIS? A princípio, o novo assistente de escrita com IA estará disponível somente no Chrome para Linux, macOS e Windows.
O Chrome OS fica de fora. É provável que essa exclusão tenha a ver com o Chromebook Plus, uma iniciativa do Google para promover notebooks melhores com seu sistema operacional.
Via 9to5Google (em inglês).