Gemini, novo LLM do Google, promete ser melhor que o GPT-4 da OpenAI

Versão intermediária do Gemini já pode ser testada no Bard. A melhor, chamada Ultra, chega ao público no início de 2024.

Nesta quarta (6.dez), o Google lançou o Gemini, seu novo grande modelo de linguagem (LLM, na sigla em inglês), rival do GTP-4 da OpenAI.

O QUE HOUVE? No blog da companhia, Sundar Pichai, CEO do Google, descreveu o Gemini como:

Nosso modelo mais capaz e generalista, com desempenho de última geração em muitos benchmarks líderes de mercado.

O Gemini 1.0 foi otimizado para três tamanhos:

  • Nano, o menor e menos preciso, pensado para rodar localmente em dispositivos como celulares;
  • Pro, um meio-termo entre velocidade e complexidade; e
  • Ultra, o maior modelo, o mais capaz, para as tarefas mais complexas.

O Gemini foi concebido desde o início para ser multi-modal, ou seja, lidar com texto, imagens, vídeos e áudios ao mesmo tempo. Este vídeo demonstra bem tal característica (note, porém, que a latência e algumas interações foram encurtados na edição):

DESEMPENHO. O Google afirma que o Gemini Ultra supera o GPT-4 da OpenAI na maioria dos benchmarks.

E que também supera seres humanos no MMLU, um teste padronizado que usa uma combinação de assuntos, que vão da matemática à medicina, a fim de testar o conhecimento geral e as habilidades para resolver problemas.

DISPONIBILIDADE. O Gemini Pro já está disponível no Bard, o chatbot do Google, apenas no idioma inglês, em 170 países — o Brasil está entre eles.

O Gemini Nano já desembarcou no Pixel 8 Pro, o celular topo de linha do Google. Ali, o LLM assume tarefas como resumir gravações no app correspondente e sugerir respostas no Gboard em apps de mensagens, começando pelo WhatsApp.

No futuro, o Gemini chegará à busca e a outros produtos do Google, como Chrome, anúncios e Duet AI.

O Gemini Ultra ainda está passando por “extensas verificações de segurança e confiança”. Seu lançamento está previsto para o início de 2024, em uma versão mais parruda do Bard chamada Bard Advanced.

Via Blog do Google (em inglês).

Receba nossas newsletters e traga felicidade para sua vida.

Não perca nada: você vai receber as newsletters Garimpo (memes e atualidades), Polígono (curadoria de ciência nas redes sociais) e Prensadão (resumo semanal de tudo o que o Núcleo fez). É fácil de receber e fácil de gerenciar!
Show de bola! Verifique sua caixa de entrada e clique no link para confirmar sua inscrição.
Erro! Por favor, insira um endereço de email válido!