No mesmo dia em que o Google lançou seu novo grande modelo de linguagem, o Gemini, a Meta anunciou um punhado de novos recursos de IA gerativa para seus produtos — alguns, já disponíveis ao público.
Coincidência? Provavelmente sim.
O QUE HOUVE? Em um comunicado à imprensa, a Meta informou que está testando mais de 20 novas maneiras de melhorar a experiência dos produtos da casa com IA gerativa.
Entre as novidades, estão:
- Recurso “reimagine” no gerador de imagens do Messenger, para remixar uma imagem criada por outra pessoa em um grupo;
- Busca de reels na conversa com o Meta AI, chatbot da Meta (esse parece uma busca/pesquisa simples, né? É que agora tudo é IA);
- Assistente de escrita no Facebook, para melhorar aquele “feliz aniversário!” sem graça que você manda às mesmas pessoas há uma década;
- Um “expander” para imagens em modo paisagem (na horizontal) para stories (que são em modo retrato);
- IAs para resumir debates em grupos e outra para dar mais informações de produtos à venda no Marketplace, ambas no Facebook;
O QUE MAIS? Duas novidades merecem um destaque aqui.
A Meta montou um site, imagine.meta.com, para gerar imagens com sua IA Emu. Precisa estar logado e, por ora, funciona apenas nos EUA.
Outra novidade restrita aos norte-americanos é a disponibilidade das personas de IA baseadas em celebridades reais, como Tom Brady, Paris Hilton e Snoop Dogg.
Para acessá-las, basta começar uma conversa no Instagram, Messenger ou WhatsApp e escolher a opção “Create an AI chat”.
Via Meta (em inglês).