O Bluesky liberou seu relatório de moderação da plataforma em 2023.
DESTAQUES. Os dados começam em abr.2023. Os principais números são estes:
- 358.165 denúncias feitas por 76.699 contas (5,6% da base de usuários ativos);
- 45.861 contas (3,4%) foram alvos de uma ou mais denúncias (engloba denúncias contra a conta e contra posts individuais);
- 4.667 contas derrubadas;
- 1.817 posts derrubados.
Houve apenas quatro alertas de materiais de abusos sexuais infantis (CSAM, na sigla em inglês).
Dois eram falsos-positivos, dois foram confirmados e reportados às autoridades.
Junto a esses dados, o Bluesky divulgou um gráfico segmentando a natureza das denúncias feitas pelos usuários:
BOM EXEMPLO. Ao contrário de outras plataformas sociais, o Bluesky optou por contratar diretamente moderadores de conteúdo, treinados internamente.
A startup também emprega ferramentas de moderação automatizadas, porém.
Ao longo de 2023, diz a empresa, várias melhorias de “trust & safety” foram feitas na plataforma. Entre elas:
- Listas de moderação, que permitem aos usuários a criação de listas de perfis para emudecer e bloquear com um clique;
- Auto-rotulagem de posts, para que as pessoas identifiquem conteúdo sexual espontaneamente; e
- Controles de quem pode responder a um post.
OK, MAS… O relatório não inclui pedidos da Justiça e de autoridades por dados de usuários e não contempla algumas ações tomadas pela moderação (rotulagem de posts, por exemplo).
Por outro lado, pesquisadores independentes já têm acesso a dados detalhados de rotulagem e intervenções da moderação.
Em 2023, o Bluesky se viu pressionado pelos usuários em alguns momentos por decisões de moderação (ou falta delas).
Em jul.2023, por exemplo, a inação contra usuários racistas levou a startup a uma crise.
O Bluesky fechou o ano com 3 milhões de usuários.
Via Bluesky (em inglês).