O Google anunciou mudanças no algoritmo do seu buscador para reduzir a quantidade de resultados de baixa qualidade.
O QUE HOUVE? Segundo a empresa, as mudanças anunciadas nesta terça (5.mar) focam em melhorar a qualidade dos resultados e em novas e melhoradas políticas antispam.
A primeira parte consiste em reduzir a relevância de sites que publicam em escala industrial conteúdo “criado para motores de busca em vez de pessoas”.
Não é algo novo, apenas um reforço de uma política que, diz o Google, começou em 2022 com o intuito de “reduzir conteúdo não original e inútil” nos resultados.
Isso inclui, segundo o Google, “sites criados principalmente para atender a consultas de busca muito específicas”.
ANTISPAM. O esforço contra resultados de spam é mais abrangente, e parece uma resposta a episódios recentes divulgados pela imprensa:
- Reforço na política contra conteúdo de baixa qualidade ou não original criado em quantidades abusivas. Vale para a criação por humanos e “via automação” — leia-se por inteligência artificial gerativa.
- Abuso da reputação de sites, quando um site bem posicionado no Google “vende” espaço para terceiros publicarem conteúdo de baixa qualidade que se aproveita da sua reputação para aparecer bem nos resultados do Google.
- Abuso de domínios expirados, quando alguém compra o domínio de um site desativado e o enche de conteúdo de baixa qualidade para faturar em cima de visitas vindas do Google. Exatamente o que este cara da Sérvia faz.
DETALHE. O segundo tópico, abuso da reputação de sites, deve atingir em cheio casas de apostas esportivas e cassinos online que assediam proprietários de sites a veicularem posts patrocinados sem sinalização por alguns trocados.
O Google só publicará essa mudança em 5.mai.2024, para dar tempo aos proprietários de sites se adequarem.
Se tudo isso vai, de fato, melhorar os resultados do Google, só o tempo dirá.
Via Google (em inglês).