Pular para o conteúdo

Mais um projeto quer regulamentar motoristas e entregadores de apps

Novo projeto de lei, de autoria do deputado Pedro Uczai (PT-SC), prevê criação de programa federal para facilitar a aquisição de veículos para a renovação da frota dos motoristas de aplicativos.

Mais um projeto quer regulamentar motoristas e entregadores de apps

Um novo projeto de lei busca regulamentar a categoria de motoristas e entregadores de aplicativos, propondo um valor mínimo de R$ 32 por hora de trabalho, quase 5 vezes mais que o valor da hora atual com base no salário mínimo. O projeto de lei é de autoria do deputado federal Pedro Uczai (PT-SC).

RESUMÃO. O PL 532/2024 propõe:

Caso aprovado, a regulamentação se aplicaria exclusivamente as categorias de motorista e entregador, excluindo outros tipos de trabalhos de plataforma.

SEM VÍNCULO. O PL não toca no ponto do vínculo empregatício entre trabalhadores e empresas.

Na última semana, o STF decidiu aplicar a repercussão geral ao debate sobre o vínculo empregatício entre trabalhadores e plataformas digitais, concedendo ao tribunal a autoridade para estabelecer um guia em todas as instâncias, incluindo a Justiça do Trabalho.

TÁ EM PAUTA. Na tarde desta segunda-feira (4.mar.24), o governo federal assinou um Projeto de Lei Complementar sobre o trabalho de aplicativos. Esse projeto foi elaborado em consenso após dez meses de negociações entre as partes, como parte de um acordo do Grupo de Trabalho Tripartite, que inclui sindicatos, representantes de movimentos trabalhistas e empresas como 99, iFood, Uber e Zé Delivery, entre outras.

Conheça quem liderou essa pauta

Sofia Schurig

Sofia Schurig

Repórter com experiência na cobertura de direitos humanos, segurança de menores e extremismo online. É também pesquisadora na SaferNet Brasil e fellow do Pulitzer Center.

Todos os artigos

Mais em Jogo Rápido

Ver tudo

Mais de Sofia Schurig

Ver tudo