Chatbot de IA de Musk será de código-aberto

O robozinho foi lançado em novembro e promete responder perguntas “politicamente incorretas”.

O Grok, chatbot criado pela xAI, uma startup de inteligência artificial fundada por Elon Musk, será agora de código-aberto.

Musk anunciou a mudança em um post no X (antigo Twitter). Ele disse que o robô será aberto ainda esta semana, mas não especificou a data nem quais aspectos do projeto serão compartilhados.

👩‍💻
Um produto ou uma aplicação é de código-aberto quando seu design interior — o código — pode ser acessado, alterado e distribuído livremente pelo público.

CONTEXTO. A xAI foi fundada em mar.23. O Grok foi lançado em novembro, e só está disponível para assinantes no X. A proposta de Musk é que ele seja “útil para pessoas de todas as origens e visões políticas”, além de responder perguntas “politicamente incorretas”.

SERÃO TRÊS. Se isso se confirmar — levando em conta que Musk já fez muitas promessas que não se concretizaram —, a xAI vai se juntar a outras duas empresas que oferecem IA open source: Meta e Mistral, uma startup francesa que recentemente recebeu US$ 15 milhões em investimentos da Microsoft.

UMA SEMANA. A notícia surge uma semana após o bilionário processar a OpenAI, que Musk foi diretor e investidor até 2017. No processo, ele acusa a empresa de ter abandonado sua missão de construir IA para beneficiar a humanidade.

Via WSJ e Techcrunch (ambos em inglês)

Receba nossas newsletters e traga felicidade para sua vida.

Não perca nada: você vai receber as newsletters Garimpo (memes e atualidades), Polígono (curadoria de ciência nas redes sociais) e Prensadão (resumo semanal de tudo o que o Núcleo fez). É fácil de receber e fácil de gerenciar!
Show de bola! Verifique sua caixa de entrada e clique no link para confirmar sua inscrição.
Erro! Por favor, insira um endereço de email válido!